Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Fevereiro de 2022

Sebrae-RN é o melhor avaliado por donos de pequenos negócios do estado

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Um em cada dois empreendedores reconhece que o Sebrae é a instituição no Brasil que mais defende os interesses dos pequenos negócios. Pesquisa realizada para avaliar a reputação da instituição junto aos donos de micro e pequenas empresas em todo o país, mostrou que 51,7% dos empresários pensam dessa forma e o reconhecem como a instituição que mais promove o empreendedorismo. O Sebrae no Rio Grande do Norte obteve a melhor imagem positiva na visão dos donos de pequenas empresas entre as unidades federativas, com uma nota de 8,9, acima da média nacional, que foi de 8,5.

A pesquisa de opinião foi realizada entre outubro de 2021 e janeiro deste ano, chegando a ouvir quantitativamente 8.302 empresários em todos os estados e incluindo pequenas empresas (Microempreendedores Individuais, microempresas e empresas de pequeno porte) do comércio, da área de serviços e da construção civil, com diferentes tempos de atuação no mercado.

Mesmo que o Sebrae seja visto como a instituição que mais defende os interesses dessa categoria empresarial no país por 51,7% dos empreendedores, somente 9,5% atribuíram tal título a outras entidades. Já 1,5% dos entrevistados indicaram o Sistema S como um todo e 37,3% não souberam opinar espontaneamente. Porém, ao serem estimulados, 95,4% afirmaram conhecer ou ter ouvido falar da instituição. Esses percentuais sinalizam a prevalência do Sebrae na missão de priorizar a pauta da pequena empresa no país, seja do ponto de vista tributário, de crédito e de acesso a mercados, seja na articulação para o estabelecimento de políticas públicas favoráveis ao segmento.


A sondagem também quis analisar percepção dos empreendedores acerca da marca e 60% deles têm uma imagem muito positiva, conferindo uma nota geral média de 8,56%. Nos estados, a melhor avaliação ficou com o Sebrae-RN, que finalizou um nota de 8,9. Alagoas, Amazonas e Pernambuco tiveram a segunda melhor nota: 8,8.

Melhores indicadores

O Rio Grande do Norte também se destacou em outros indicadores. Quando questionados se o Sebrae é uma marca confiável, os empreendedores potiguares responderam positivamente, o que resultou também na melhor avaliação entre as unidades do Sebrae nos estados. A nota foi a maior: 9,4 em termos de confiabilidade. O Sebrae em Pernambuco foi o segundo melhor avaliado, com nota 9,3.

O Rio Grande do Norte conquistou a mesma nota - a maior – quando se trata de encorajar e estimular o empreendedorismo. Além disso, o Sebrae-RN ficou ainda entre os três melhores no quesito entender os anseios e as dores dos empreendedores, juntamente com Alagoas e Amazonas, que também obtiveram nota 8,7.

“Alcançamos 9,4 em confiabilidade, em atender aos anseios dos nossos clientes e oferecer soluções aos desafios impostos aos donos de pequenas empresas. Somos de fato os maiores especialistas em pequenos negócios e uma instituição acessível aos empreendedores. Isso tudo é o reconhecimento de um trabalho colaborativo bem planejado e, principalmente, executado com afinco por toda a equipe”, destaca a gerente da Unidade de Soluções e Relacionamento do Sebrae-RN, Tathiana Udre.

A gerente também atribui essa avaliação positiva ao empenho do Sebrae-RN no cumprimento da missão institucional. “O pequeno negócio é o nosso principal propósito. Todos que aqui atuam, têm esse propósito em mente de forma clara. Pessoas felizes trabalham melhor, e, consequentemente, ficam mais engajadas na missão do Sebrae. Estamos sempre perto, monitorando, acompanhando essas empresas, fazendo visitas, buscando ouvir sobre os desafios para ofertar soluções que resultem em competitividade e rentabilidade para os negócios atendidos”, conclui Tathiana Udre.

Foto: Moraes Neto


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias