Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Janeiro de 2023

Sebrae expõe na Fiart peças decorativas e utilitárias do autêntico artesanato potiguar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae no Rio Grande do Norte selecionou manualidades de tipologias tradicionais e renascentes do artesanato potiguar para levar à 28ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart). O evento começou na sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. O espaço do Sebrae reúne o trabalho de 15 artesãos, que representam a produção artesanal de todas as regiões do estado e mostram a tendência de aliar criatividade, design e sustentabilidade na confecção das peças. Parte do acervo exposto para apreciação e comercialização foi produzida com materiais residuais, que foram transformados em acessórios, objetos utilitários e peças decorativas com talento e muita dedicação. Tudo pode ser conferido pelos mais de 50 mil visitantes que, até o dia 29, devem circular pela feira, diariamente das 16h às 22h.

O espaço do Sebrae montado no evento possui 90 metros quadrados e congrega grupos, artesãos e mestres, que são atendidos com as ações técnicas do projeto de Economia Criativa. Foram convidados para integrar a lista de expositores representantes de várias localidades produtoras de artesanato no Rio Grande do Norte, como Além Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Vera Cruz, Passa e Fica, Acari e Tibau, além de municípios da região Seridó, famosa pelo bordados que produz.

No rol de produtos em exposição no espaço, há peças de várias tipologias, usando como base matérias como gesso para produção de artigos religiosos, pedido machê, madeira, e cerâmica, além de manualidades e rendas remanescentes. Outro destaque é para as peças feitas com materiais reciclados. É o caso do papel reciclado que serve para criação de embalagens e souvenirs. O mesmo para as peças desenvolvidas com resíduos têxteis, que foram usados por meio das técnicas de bordado, crochê, frivolité e macramê para gerar vestidos, blusa, bolsas, bonecas, utilitários de cama, mesa e banho, assim como outros artigos da cultura popular.


“A FIART é uma grande vitrine para os nossos artesãos. A feira entra em sua 28° edição, todas contando com o apoio do Sebrae. Trata-se de um evento de alta relevância, não só para o artesanato, mas sobretudo para a Economia Criativa do nosso estado, englobando a cultura enraizada em cada peça feita pela mão do artesão. Estamos com boa expectativa de vendas e de público”, ressalta o gestor do projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ítalo Bruno Alves.

O gestor informa ainda que o Sebrae vai promover dentro da programação da Fiart um desfile de moda, com peças produzidas por empresas locais com consultoria oferecida pelo Sebrae em parceria com o Instituto Riachuelo. A moda foi pautada em uma pesquisa iconográfica retratando as pinturas rupestres para desenvolvimento da coleção.

Além do desfile, o espaço do Sebrae conta ainda com a presença das empresas participantes da Rota da Cerveja Potiguar, um circuito de visitação de 16 cervejarias artesanais instaladas em diversas regiões do estado. Dez cervejarias dividem espaço com os artesãos e se reversam para apresentar ao público a bebida feita artesanalmente com o DNA potiguar. Entre os dias 20 e 25, estarão no local as marcas Raffe, Abissal, Armorial, Beneditas e Black Sheep.

A partir do dia 25, será a vez dos rótulos Fulô, Holanda, 1920, Java Beer e Rapsódia. “O Sebrae enxergou a possibilidade de atuar junto a esse grupo para melhorar o posicionamento dessas marcas no mercado, ofertando consultoria, orientação, capacitação e estratégias para dar visibilidade à cerveja autêntica potiguar, que pode ser degustada durante a Fiart”, diz Ítalo Alves.

A Fiart faz parte do calendário oficial de eventos do estado e se consolidou como uma excelente opção de lazer e entretenimento no período da alta estação natalense, com variada programação cultural, gastronomia regional e o melhor do artesanato local, nacional e internacional no maior polo hoteleiro da capital potiguar: a Via Costeira.

Nesta edição, são mais de 800 expositores nacionais e internacionais, que estão distribuídos em 320 estender. O ingresso pode ser adquirido no local ao custo de R$ 10 a entrada inteira e R$ 5 a meia. O evento é composto também de um festival cultural com apresentação diária de artistas locais. A programação é baseada quatro eixos:

Mostra de Arte e Cultura – Reúne Mostra de Cordel, Mostra de Bandas, Mostra de João Redondo (Mamulengo), Batalha de Breaking e apresentações de dança e música.

Festival Parafolclórico – Um festival competitivo que está em sua 21ª edição e Mostra de Grupos Folclóricos em parceria com as Prefeituras;

Salão O Melhor do Artesanato Potiguar – área onde estão expostas as peças de artesãos locais, nacionais e internacionais.

Seminário Nacional de Cultura Popular – Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural

Foto: Agência Sebrae

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias