Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

10 de Março de 2022

Sebrae entrega Prêmio Educação Empreendedora aos destaques no RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta quarta-feira (9) a entrega do Prêmio Educação Empreendedora a professores de instituições de ensino da educação básica e ensino superior que se destacaram com a elaboração e execução de projetos de empreendedorismo na área educacional. Concorreram à etapa estadual, professores representantes das redes de ensino municipal, estadual e federal, públicas e privadas de todo o estado chegando à final, além de Natal, os municípios de Mossoró, Santa Cruz e Macau.

Com o projeto “Caderno de Pesquisa e Práticas Empreendedoras” a professora Patrícia Vital de Lima, da Miguel Lula de Farias, em Santa Cruz, foi classificada em 1º lugar na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Na categoria Ensino Médio o grande vencedor foi o professor do Centro Avançado de Ensino, Paulo Victor Alves de Souza, com o projeto “1° Encontro Virtual de Educação Empreendedora: Empreendendo Para a Solidariedade”.

Na categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio o 1º lugar ficou com o professor Cesimar Xavier de Souza Dias, do IFRN – Campus Zona Norte de Natal, que inscreveu o projeto “Agência Web Escolar”. O segundo lugar na mesma categoria ficou com o professor do IFRN Campus Macau, André Freire Mastrorocco, com o projeto “Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto”.


Na categoria Ensino Superior o primeiro lugar foi conquistado pela professora da UERN, Campus Mossoró, Ana Augusta da Silva Campos, com o projeto “Sensibilização para o Empreendedorismo Inovador” e em segundo lugar ficou a professora Francisca Noeme Moreira de Araújo, da Universidade Potiguar, UnP Campus Mossoró, com o projeto “Programa de Desenvolvimento de Pequenos Negócios – PDPN”.

O evento de entrega da premiação contou com a participação dos diretores do Sebrae-RN, José Ferreira d Melo Neto (superintendente) e Marcelo Toscano (de Operações) e secretários municipais de educação, representantes de instituições de ensino públicas e particulares, do diretor da UnP, Guilherme Guerra, diretor geral do IFRN-Campus Macau, Jerdimiler Gomes de Paiva e das secretárias adjuntas da Secretaria Municipal de Educação, Naire Jane Capistrano (Natal) e Delmira Dalva (Parnamirim). Além da diretora de Programas Sociais do Sesc-RN, Roseane Azevedo, e do professor Petrúcio Ferreira, que fizeram um bate-papo sobre Projeto de Vida Educação Empreendedora.


O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, lembrou que a educação empreendedora é uma prioridade do Sistema Sebrae em todo o Brasil e, especificamente no Rio Grande do Norte. “Nós consideramos a educação empreendedora muito importante para a formação das novas gerações. É um grande desafio tornar a educação empreendedora acessível para todos, sobretudo pelo meio digital, através de aplicativo e sistemas que gerem soluções para o setor produtivo e a sociedade em geral”, afirma Melo.

A gerente da Unidade de Soluções e Relacionamento do Sebrae-RN, Tathiana Udre Amorim, apresentou o novo JEPP 4.0 (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e ressaltou a importância do empreendedorismo nas escolas. “Acreditamos que o despertar para empreender passa pelo caminho de contribuirmos com a formação de cidadãos críticos, inovadores e com atitudes empreendedoras”, disse Tathiana Udre, destacando o trabalho realizado no Sebrae-RN pela gestora estadual do programa Educação Empreendedora, Conceição Moreno.

Jovens empreendedores

O diretor da UnP, professor Guilherme Guerra, acredita que a iniciativa do Sebrae em prol do empreendedorismo nas escolas é bastante louvável. “Esse trabalho que o Sebrae realiza é fundamental, pois estamos num país que durante muitos séculos se formavam pessoas para serem funcionários de empresas e servidores públicos. E a gente precisa de empreendedores e, até de intraempreendedores nas organizações. Para isso, é um trabalho importante que tem início no ensino básico, fundamental até o nível superior”, avalia.


A criação de um prêmio que reconhece e valoriza projetos de empreendedorismo criados no ambiente escolar é, segundo Guilherme Guerra, essencial para extrapolar o ecossistema da área do ensino, beneficiando todo o setor produtivo e econômico do estado.  Para enfatizar a importância do ensino público ou particular, o professor citou um educador que disse que “Educação não é prioridade. Educação é premissa e tem que vir antes de tudo”.

Contemplado com um dos troféus do Prêmio Educação Empreendedora, o professor do IFRN/Campus Macau, André Mastrorocco, afirma que a premiação é de fundamental importância para o fortalecimento da cultura empreendedora dentro da região da Costa Branca potiguar, mais especificamente no campus Macau do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

“Este prêmio marca a história do nosso Campus, como uma unidade que aposta na educação empreendedora como força motriz para o desenvolvimento regional. Toda a nossa equipe de professores e estudantes recebe esse prêmio com muita alegria e satisfação como uma instituição que sempre acreditou na educação empreendedora”, comemora.

O professor George Soares, técnico da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz, destacou a importância de implantar a educação empreendedora nas escolas do município. O projeto deverá ser implantado em nove escolas de ensino fundamental de 1º ao 5º ano, principalmente da área urbana de Santa Cruz, além das do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2. A expectativa é impactar 2.500 alunos do ensino fundamental.

“Pretendemos implantar o novo modelo do JEPP 4.0 (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) em todas as escolas da área urbana. Vamos cadastrar e capacitar os professores para iniciar o processo de implantação”, afirma o professor, lembrando que há quatro anos a Prefeitura de São Cruz aderiu ao Programa Educação Empreendedora.

A Escola Municipal Miguel Lula de Farias, estabelecida em Santa Cruz, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Educação Empreendedora. “O prêmio representa um grande passo rumo à implantação da cultura empreendedora nas escolas, incutindo na cabeça dos estudantes a importância do empreendedorismo, além de despertar maior interesse dos professores que ainda não trabalham com o JEPP e fortalecer a parceria do Sebrae com a rede municipal de ensino de Santa Cruz”, conclui o professor.

Fotos: Luana Tayze

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias