Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Fevereiro de 2021

Sebrae aumenta quantidade diária de palestras específicas para o MEI

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O início de ano é, tradicionalmente, o período em que muitos decidem tirar as ideias de montar um negócio próprio do pensamento e colocá-las em prática, ainda mais em tempos de incertezas econômicas. Essa é a época do ano em que empreendedores buscam a formalização para ter um negócio que lhe dê renda e a satisifação de se firmar no mercado formal.

Por isso, o Sebrae no Rio Grande do Norte fez reestruturações para suprir a demanda dos Microempreendedores Individuais (MEI) por atendimento e também por formalização nessa categoria. A principal delas foi a ampliação do número diário de palestras presenciais que são ministradas por um especialista para esse público, orientando e retirando as principais dúvidas, antes do registro como PJ (Pessoa Jurídica).

A instituição oferece atualmente, no Escritório Metropolitano, em Natal, seis palestras presenciais por dia destinadas especificamente àqueles que buscam a formalização como MEI. Antes, era ministrada apenas uma com o especialista na sala. Agora a entrevista gravada com o especialista é exibida e ao final é que as dúvidas que porventura surgirem são tiradas por um analista técnico. A medida foi tomada em função da demanda e, principalmente, da manutenção dos protocolos de bioprevenção, que determina o distanciamento entre as pessoas. Cada sessão é limitada a no máximo 20 participantes.

As palestras ocorrem pela manhã iniciando sempre às 8h30, 9h30 e 10h30. Já à tarde os horários são os seguintes: 14h30, 15h30 e 16h30. O empreendedor pode agendar pelo 0800 570 0800 para escolher o horário mais conveniente e compatível com a disponibilidade ou também comparecer à sede do Sebrae no horário em que deseja participar da palestra orientativa.

Nesses encontros, são apresentadas soluções, as obrigações e as implicações legais advindas da formalização. Além disso, são exibidos vídeos com  orientações para o período e o participante pode dirimir as suas dúvidas antes de seguir para a formalização, que também pode ser feita logo após a palestra.

Para se ter uma ideia, entre janeiro e o início deste mês, o Sebrae já atendeu mais de 7 mil microempreendedores ou candidatos a MEI em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com o gestor de atendimento do Escritório Metropolitano do Sebrae-RN, Max Sousa, somente na sede, foram mais 1,5 mil empreendedores atendidos nesse período. “Os principais motivos desses empreendedores buscarem o Sebrae nesse início de ano estão relacionados à declaração anual, que é obrigatória, emissão de boletos [que tiveram reajustes, conforme aumento do salário mínimo] e formalização”, confirma.

O Sebrae mantém uma rede de atendimento a esse público, com analistas especializados, tanto em Natal, no Escritório Metropolitano, quanto no interior do estado, através dos Escritórios Regionais, que abrangem todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os atendimentos seguem todas as regras de biossegurança e prevenção à Covid-19.

Além disso, o empreendedor pode acessar o portal www.rn.sebrae.com.br e conferir uma série de conteúdos que tratam de temas específicos do MEI e que podem ajudar a melhor gerir o negócio e desenvolvê-lo. Lá, também é possível tirar dúvidas remotamente através do chat Fale com o Sebrae, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias