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04 de Julho de 2023

Sebrae atende 60 mil empresas potiguares somente no primeiro semestre do ano

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O Sebrae no Rio Grande do Norte registrou uma marca significativa em 2023 ao atender 60 mil empresas em apenas seis meses. Esse volume de negócios atendidos no primeiro semestre, que incluem Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), representa 75% da meta estabelecida para todo o ano, que é de 80 mil pessoas jurídicas.

No total, a instituição chegou a realizar mais de 200 mil atendimentos nos seis primeiros meses de 2023, a maior parte direcionada aos microempreendedores, que equivalem a cerca de 72% dos optantes pelo Simples Nacional no Rio Grande do Norte com mais de 183 mil negócios registrados. Isso representa um crescimento de 46% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, avalia que os resultados dos atendimentos realizados pelo Sebrae-RN no primeiro semestre correspondem a uma fatia significativa das empresas optantes pelo Simples no Rio Grande do Norte, que hoje ultrapassam o patamar de 255 mil negócios de acordo com dados da Receita Federal.

“É uma quantidade expressiva que mostra o acerto das políticas da nossa rede de atendimento, não somente no atendimento presencial em todas as agências Sebrae, que bateram as metas do ano passado, como o atendimento digital que é um grande esforço nosso, que eu acho que tem muito a crescer”, analisa Melo.

O diretor ressaltou que somente o programa Sebrae na Sua Empresa já atendeu mais de 15 mil CNPJs diferentes nesse primeiro semestre e tem gerado muita demanda. “Esses resultados nos deixa muito satisfeitos e temos bons motivos para comemorar os 50 anos do Sebrae-RN, juntamente com as empresas que nos dão muito prazer em atendê-las e os demais parceiros, como empresas, instituições e as prefeituras do Estado. Inclusive, vamos melhorar ainda mais com a instalação das Salas do Empreendedor, que começamos a registrar os atendimentos neste ano”, prevê.

Zeca Melo lembrou que a Diretoria de Operações reformulou o processo de atendimento nas agências Sebrae, melhorando tanto no presencial, como no digital. Além da modernização do atendimento na sede em Natal, que conta com o Sebraelab e o SeaHub. “Vamos ampliar a estrutura com a aquisição da área onde atualmente funciona o estacionamento de funcionários e parceiros. Isso vai impactar no novo modelo de atendimento”, anuncia o diretor, lembrando a entrega da nova sede da Agência Sebrae de Nova Cruz e a aquisição de uma área para a instalação de uma Loja do Empreendedor em Apodi.

Repactuação das metas

Pelos resultados já obtidos, a tendência é que o Sebrae chegue a dezembro com a maioria das metas estabelecidas superada. Essa é a avaliação do gerente da Agência Sebrae Grande Natal, Thales Medeiros. “Em virtude desse resultado realmente bem acima da média, é bem possível que as nossas metas também sejam repactuadas. Sempre com vistas a ampliar nossos resultados de forma geral, porque quanto mais ampliamos nossos resultados, significa que mais transformação a gente oferece aos pequenos negócios”, estima o gerente que informa que, em função desse volume de atendimentos, uma faixa de 60% a 70% das metas já foi cumprida.

Segundo Thales Medeiros, a maior parcela das orientações, consultorias e acompanhamentos foi destinada aos microempreendedores individuais, já que, em termos absoluto, correspondem à maioria das pequenas empresas registradas no estado. Isso porque é no primeiro semestre que ocorre o vencimento do prazo para envio das declarações de rendimentos anuais do MEI, além de outras demandas de ordem tributária, como é o caso do eSocial.

“O primeiro semestre é marcado por uma série de questões sazonais. A gente tem o envio das declarações do MEI, que eleva o número de visitas e atendimentos de forma online ou presencial. Tivemos ainda uma maior procura dos clientes para orientação em relação ao eSocial, que demandou muita consultoria e atividades para orientá-los nesse processo, sem contar com a procura na área de transformação digital, comportamento empreendedor e planos de negócios”, avalia.

De acordo com Thales Medeiros, o perfil de negócio atendido é predominantemente o MEI, porém há também os atendimentos especializados às microempresas e empresas de pequeno porte. “Esse ano tivemos uma estratégia muito proativa através do Sebrae na Sua Empresa. Ou seja, disponibilizamos um número grande de consultores, que estão à disposição visitando as empresas, além das Salas do Empreendedor. Logo, isso faz com que a gente amplie nossa capacidade de atendimento”.

A ideia para esse segundo semestre, é elevar ainda mais a abrangência do público a ser atendido com a realização de grandes eventos de massa, que aumentam o número de pessoas participantes, como a Festa do Boi e o GO!RN, incluindo ainda o Empretec. “O segundo semestre vai ser marcado por muitas ações, com a presença mais intensa dos empreendedores. Então, acredito que a gente vai ter resultados ainda melhores”, conclui Thales Medeiros.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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