Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Fevereiro de 2021

Sebrae abre inscrições para o Empretec Rural em Mossoró

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

 Considerado um dos principais programas de formação empreendedora do mundo, o Empretec ganha no Rio Grande do Norte uma adaptação para despertar o potencial empreendedor daqueles que atuam no agronegócio. O Sebrae abre uma turma do seminário especialmente voltado para esse público, o Empretec Rural. A capacitação será realizada no período de 3 a 8 de maio, em Mossoró. As inscrições já podem ser feitas pelo link http://bit.ly/empretecnorn/.

O Empretec é um seminário intensivo, cuja metodologia foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil é executado exclusivamente pelo Sebrae. Agora, a capacitação recebe um direcionamento para despertar as características do comportamento empreendedor exclusivamente entre os empresários do setor agropecuário. A gestora estadual do Empretec no Sebrae-RN, Conceição Moreno, destaca o ineditismo da edição voltada para o setor rural e explica que o objetivo do Empretec Rural é levar o participante a aprender mais do que técnicas de como empreender, descobrindo principalmente o seu perfil empreendedor.

“Durante o seminário, o participante vai compreender as suas habilidades, desenvolver sua capacidade de gestão, planejamento, negociação e que também é possível ter um comportamento empreendedor no setor rural”, destaca a gestora. Isso  porque o  Empretec Rural será um evento de imersão de 6 dias, 60 horas, com desafios para despertar a identidade empreendedora dos participantes, com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e quais são os dez comportamentos característicos desses perfis.

“Empreender é acreditar no seu potencial. Ser um Empreteco é dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso e encontrar o empreendedor que está dentro de você. Agora, com exclusividade para o agro”, afirma Conceição Moreno. As inscrições para essa turma, que fará parte de um projeto piloto no Brasil, vão até o dia 23 de abril, já que as entrevistas serão realizadas no período de 26 a 30 do mesmo mês.

Experiência Pioneira

Sobre a iniciativa de levar o seminário, cujo modelo já é conhecido e consagrado no meio empresarial brasileiro, para o agronegócio, o gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, Angelo Baeta, diz que um dos maiores desafios dos pequenos produtores rurais brasileiros é se perceber como empreendedores e fazer a gestão de sua propriedade rural como se fosse uma empresa, que é de fato.

"Muitos têm dificuldades e resistências em buscar aprendizados em outros campos que não somente os da produção em si. Se houvesse uma forma de mostrar a eles que se mudassem essa mentalidade seria muito mais curto o caminho para a sustentabilidade de seus empreendimentos rurais, poderíamos potencializar os resultados econômicos e de qualidade de vida dos produtores. E pensando dessa maneira que o Sebrae foi buscar junto à ONU uma adaptação da maior imersão em comportamento empreendedor que conheço, que é o Empretec, agora direcionado ao público rural. Pode ser um divisor de águas para a agropecuária brasileira”, enfatiza Angelo Baeta.

Região Escolhida

Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, o Empretec Rural é uma oportunidade, tanto para produtores quanto para toda a região de Mossoró, de  identificar e perceber que as atividades que desempenham nas cadeias produtivas de vários segmentos carecem de profissionalização. E isso passa necessariamente pelo comportamento empreendedor, que é trabalhado durante o Empretec. “Vamos adequar a linguagem e casos mostrados. O objetivo é de desenvolver o comportamento empreendedor dos participantes”.

Mossoró tem um destaque na economia do Rio Grande do Norte por ter comunidades e assentamentos que trabalham com cadeias produtivas variadas e segmentos diferentes do agronegócio. Só para se ter uma dimensão da importância dessa região para o estado, basta saber que é nessa região onde está concentrada mais da metade da produção de melão do país – inclusive com selo de Indicação Geográfica de Origem - e um dos principais pólos da fruticultura irrigada do Brasil.

“Temos uma grande expectativa pra realização dessa turma que está sendo realizada em parceria com a Unidade de Desenvolvimento Rural, Sebrae Nacional e o Escritório Regional do Oeste. Já acreditamos que essa turma do Empretec será histórica, por todo, todo contexto que envolve e pela retomada da economia sendo puxada pelo agronegócio”, conclui Paulo Miranda.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias