Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Julho de 2020

Sebrae abre credenciamento para consultoria na área de inovação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae no Rio Grande do Norte abriu um novo processo de credenciamento de pessoas jurídicas para prestarem serviços nas áreas de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação às pequenas empresas atendidas pela instituição. O período de inscrição vai de hoje (27) até o dia 28 de agosto próximo e a seleção será conduzida pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec). O credenciamento não se constitui na contratação dos serviços das empresas selecionadas, mas no cadastro de tais serviços, que poderão ser solicitados conforme demanda. A proposta do Sebrae é assegurar aos gestores de pequenos negócios o acesso a serviços tecnológicos para inovação, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços ou a introdução de inovações. Informações podem ser obtidas por e-mail (sebraetecrn@fapetec.org). 

Segundo o analista técnico do Sebrae-RN, Antônio Carlos Liberato, poderão participar desse processo de credenciamento, instituições científicas tecnológicas (ICT’s) e pessoas jurídicas legalmente constituídas no país há pelo menos um ano e que atuem nas áreas descriminadas pelo edital do Sebrae. "A empresa precisa comprovar essa atuação, que deve constar nos atos constitutivos, com competências devidamente comprovadas nas áreas de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação e serem capazes de prestar serviços às pequenas empresas atendidas pelo Sebrae que necessitem aprimorar produtos, processos produtivos, tecnológicos e sustentáveis", avisa Antônio Carlos. 

O processo será dividido em duas etapas. A primeira é a de inscrição, que envolve o preenchimento completo e correto dos cadastros eletrônicos da pessoa jurídica e da equipe técnica (consultores), com a devida movimentação para análise e envio, através do sistema informatizado de inscrição de toda documentação listada no edital. A segunda etapa é a de habilitação, quando será feita a análise documental da pessoa jurídica e dos documentos do profissional indicado para a equipe técnica.  

Cada profissional precisa ter ensino superior, experiência profissional comprovada e registro ou inscrição na entidade profissional da categoria. Já as empresas necessitam estar em dia com as obrigações jurídicas e fiscais, além de ter capital social compatível com o número de empregados (mínimo de R$10 mil), registro na Junta Comercial do Estado, comprovação de Capacidade Operacional e de Capacidade Técnica.  

As empresas e profissionais terão de executar os seguintes serviços: 

Consultoria Tecnológica - Serviços que visam orientar os pequenos negócios para definirem e adequarem seus processos, produtos e serviços, com vistas à inovação. 

Serviços Metrológicos - Serviços de natureza laboratorial, abrangidos pela Metrologia Científica e Industrial e pela Metrologia Legal, que considera investigação por meio de análises, determinação de uma ou mais características da amostra, conforme procedimento especificado, além do conjunto de operações que estabelecem a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os valores e as incertezas de medição correspondentes aos padrões utilizados. 

Avaliação da Conformidade - Serviços utilizados para demonstrar que os requisitos especificados relativos a um produto, processo, sistema ou organismo são atendidos. 

Prototipagem - Serviço que visa a produção (física ou digital) de projeto/modelo de produto ou serviço, com a finalidade de experimentar/testar algum aspecto do produto final (funcionalidade, formato, características, entre outros).  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias