Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Maio de 2023

São João 2023: autônomos devem seguir regras para ligações temporárias de energia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A ansiedade toma conta do coração do nordestino com a proximidade das festas juninas. Em menos de duas semanas, as festividades terão início na maioria dos estados do Nordeste e, ao longo de junho, milhares de pessoas utilizam os festejos para reforçar o orçamento doméstico com a venda de bebidas, churrasquinhos e produtos alusivos ao período. Autônomos montam barracas e lojinhas no entorno dos pontos de concentração e dispersão dos grandes eventos. A Neoenergia Cosern chama a atenção para a necessidade do cumprimento de regras de segurança relativas às ligações temporárias de energia elétrica nessas estruturas para garantir que as festividades transcorram sem problemas.

“Todos os trabalhadores devem seguir as normas de segurança para a realização de ligações temporárias de energia elétrica. Elas só devem ser feitas com aval técnico da Neoenergia Cosern. Ressaltamos aos trabalhadores autônomos que irão montar estruturas para comercialização de produtos durante as festas juninas, que não façam ligações clandestinas, o popular “gato”. Essas ligações são um risco para quem faz e para a população como um todo”, afirma Givanildo Batista, gerente de Relacionamento com Grandes Clientes da Neoenergia Cosern.

As ações de combate às ligações clandestinas da Neoenergia Cosern em todo o Rio Grande do Norte têm sido cada vez mais intensas.

Entre janeiro e março, a Neoenergia Cosern fez mais de 10 mil inspeções, identificou e desativou 1.454 fraudes com a “Operação Varredura”. Além disso, substituiu 22 mil medidores obsoletos em todo o estado. O volume de energia que estava sendo desviado e foi recuperado no período foi de 4,8 milhões de kWh, suficiente para abastecer, por exemplo, um município do porte de Extremoz por 17 dias (ou cerca de 33 mil residências por 30 dias). Para se ter ideia, o consumo médio de uma residência potiguar gira em torno de 145 kWh por mês. 

Em 2022, quatro pessoas foram presas pelas autoridades policiais em todo o Rio Grande do Norte praticando esse tipo de crime.

Regras

A Neoenergia Cosern executa ligações provisórias de energia elétrica para atender eventos e festividades com duração de até a 30 dias, tais como: eventos temporários, circos, parques de diversões, palanques, comícios, exposições, obras ou similares;

Para atendimento da ligação provisória, faz-se necessário realizar a solicitação com antecedência mínima de cinco dias úteis, sendo o atendimento condicionado à disponibilidade de energia e potência;

Não é permitido um período de ligação provisória superior a 30 dias. Caso a ligação ultrapasse esse prazo, o cliente será orientado a solicitar a conversão do fornecimento provisório em definitivo;

A ligação provisória é realizada com aplicação do equipamento de medição a qual, ao final do período, será realizado o ajuste do consumo a partir da leitura coletada em campo;

No momento do atendimento, o cliente irá receber a fatura caução (estimada) e a de serviço, contudo, quando houver a retirada do equipamento, a leitura será coletada em campo e gerada fatura final para encontro de contas. Neste caso, o cliente poderá ter resíduo de consumo a pagar ou a receber.

É responsabilidade do cliente dispor do seu padrão de entrada para instalação da medição.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias