Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Outubro de 2018

Robótica educacional é aplicada como instrumento de aprendizado e ressocialização para adolescentes do Ceduc

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Robótica educacional como instrumento de aprendizado e caminho para a ressocialização para adolescentes privados de liberdade. Com essa ideia base, foi realizada a primeira oficina de robótica no Centro Educacional (Ceduc) Pitimbú, por meio de uma parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase) e a Escola de Programação e Robótica ROBOEDUC. Os socioeducandos foram apresentados ao mundo da robótica e estimulados a, trabalhando em equipe, montarem seus próprios robôs.

Quatro jovens do Ceduc localizado em Parnamirim/RN, participaram da oficina, coordenada pelo professor Aquiles Burlamaqui, fundador do Roboeduc, e os professores Francisco Melo e Alan Jeison. Para o professor Aquiles, a iniciativa da Fundase foi inovadora e de extrema importância no campo da socioeducação.

“Nós acreditamos na robótica como um elemento transformador e defendemos que ela pode despertar noções importantes nos adolescentes. Em doze anos no mercado nunca trabalhamos com o meio socioeducativo, por isso acredito que hoje fizemos história neste segmento e fiz questão de estar presente”, afirma.

O diretor-presidente e interventor da Fundase, Ricardo Cabral, também reforçou a importância da iniciativa. “Nós reconhecemos o papel da inovação como ferramenta importante na educação dos nossos jovens, por isso investimos em um núcleo de tecnologia da informação dentro da própria estrutura da Fundase”, explica.

Os adolescentes presentes na oficina também aprovaram a parceria. “A oficina foi muito boa, aprendi a fazer um robô e na próxima vez vai ser melhor, porque vamos conseguir fazer um ainda maior”, disse um dos jovens, de 16 anos, estudante do 6º ano do ensino fundamental. A oficina ocorreu das 8h às 11h da manhã desta terça, e contou ainda com a presença de Pedro Xavier, coordenador do núcleo de tecnologia e informação da Fundase, e da equipe pedagógica da unidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias