Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Fevereiro de 2024

Roberto Serquiz destaca que Porto-Indústria Verde poderá impulsionar a energia eólica offshore no RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou que o Porto-Indústria Verde poderá ser um impulsionador para o desenvolvimento da energia eólica offshore. Nesta quarta-feira (7), Serquiz e o diretor 2º secretário da FIERN, Etelvino Patrício, participaram de visita à área prevista para instalação do Porto, na cidade de Caiçara do Norte, atendendo ao convite da governadora Fátima Bezerra.

Na comitiva da visita, estiveram ainda o vice-presidente da FIERN e secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Silvio Torquato, o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, representantes de empresas interessadas em investir no empreendimento, setor produtivo, parlamentares e secretários estaduais e municipais, além dos prefeitos de Caiçara do Norte e de São Bento do Norte.

“O Porto-Indústria Verde poderá ser um ‘abre-alas’ da energia eólica offshore no Rio Grande do Norte. Esse equipamento vai otimizar o potencial dessa atividade no litoral norte do estado, afirma Serquiz.

Ele ressalta o potencial calculado pelo SENAI-RN para a geração de energia com parques eólicos no mar. “O Rio Grande do Norte já é o maior produtor de energia eólica em terra do Brasil, com 8,8 gigawatts [gW] em operação e a contratação de 5,8 gW para os próximos anos. Para o offshore, os estudos realizados pelo SENAI-RN sinalizam um potencial de 51 gW no nosso estado”, acrescenta.

“A visita foi muito importante para entendermos exatamente a região onde está se propondo o Porto e perceber que existe uma área de expansão bem delimitada e com a legislação ambiental já consolidada”, afirma Serquiz. “Isso possibilita que, numa segunda etapa, outros setores que formam a Economia Verde sejam atraídos e novos investimentos possam chegar ao estado”, completa.

 
 

Antes da visita à área onde será instalado o Porto-Indústria Verde, foi realizada uma apresentação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec-RN) sobre o estágio atual do projeto do Porto, fruto de um estudo junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A governadora Fátima Bezerra destacou a parceria entre o governo e o Sistema Indústria, ressaltando o papel do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – que destacou como um dos principais centros em energias do país – e mencionou a parceria em torno do desenvolvimento do Atlas Eólico e Solar.

A comitiva também foi composta por representantes de empresas interessadas em investir no empreendimento, do setor produtivo, parlamentares e secretários estaduais e municipais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias