Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Novembro de 2023

Roberto Serquiz apresenta propostas para a gestão à frente da FIERN e defesa da indústria no Indústria Mais RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

As propostas para a gestão à frente da FIERN e a atuação na defesa de interesses do setor industrial potiguar foram alguns temas abordados pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, na nova edição do programa Indústria Mais RN. O episódio vai ao ar às 16h desta quinta-feira (23), no canal do Sistema FIERN no YouTube.

Acesse e confira a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Q32vS8DlSSs

Durante a entrevista, Serquiz destaca o desenvolvimento do setor produtivo como solução para o colapso fiscal e financeiro no Rio Grande do Norte e, para isso, aponta a necessidade de melhorar a competitividade do estado.

“Temos um colapso fiscal e financeiro no estado, isso é inegável. O próprio governo sabe e não é uma coisa nova, mas que vem se arrastando nos últimos 13 anos. A falta de algumas decisões levou a este momento e precisamos de uma solução, que passa obrigatoriamente por um envolvimento da sociedade, do setor produtivo, do governo, dos nossos parlamentares e do poder judiciário”, declara.

“É preciso sentar na mesa e buscar uma saída. Se não, vamos ficar marcando passo. Estamos perdendo competitividade. O estado do RN, hoje, é o 23º em competitividade em nível nacional e o penúltimo no Nordeste. A solução para o desenvolvimento é o crescimento da produção”, acrescenta o presidente da FIERN.

Ele também afirma que a proposta do Governo de aumentar permanentemente a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 20% não resolve a situação do estado. “A solução para a situação do estado não passa pelo aumento do imposto, mas por uma reforma administrativa onde todos os atores têm que estar presentes no processo”, comenta.

“A gente reconhece que o governo realmente precisa ter uma arrecadação melhor, mas quando vamos para os números observamos que a receita existe, porém é preciso cuidar dos gastos. O Estado tem um comprometimento de folha de pagamento de 57,7% da receita corrente líquida, acima do limite fiscal que é 49%. Então, isso é preciso ser corrigido”, ressalta Serquiz. “Se for colocado o sacrifício apenas para o setor produtivo, pode ser um equívoco muito grande porque pode estar aniquilando a fonte, que pode gerar esse imposto e a renda”, completa.

Ao fazer um panorama do segmento industrial no Rio Grande do Norte, Serquiz frisa o papel da FIERN de apoiar o desenvolvimento dos potenciais produtivos do estado. “Temos 7.139 indústrias no estado, sendo 88% micro, 10% pequenas, 1,48% médias e 0,22% grandes empresas, com uma economia diversificada. É preciso que a gente entenda que o RN é um recanto do Brasil com muitas potencialidades e precisamos dar atenção a todos esses setores. A FIERN é um guarda-chuva de 30 segmentos industriais e queremos que mais indústrias venham frequentar nossa instituição, onde damos apoio ao desenvolvimento de todo esse potencial”, diz.

Nesse sentido, o presidente da FIERN abordou as propostas para fortalecer o setor produtivo na sua gestão à frente da FIERN, como um núcleo para subsidiar investimentos no RN que se soma ao Observatório da Indústria Mais RN. “O Observatório terá um espaço físico próprio com mais tecnologia. Temos um grupo muito competente pensando o Rio Grande do Norte e agregação de valor às cadeias produtivas. Esses profissionais estão conversando com as lideranças sindicais, que são quem sabe as necessidades e têm o sentimento de cada setor, para, a partir daí,  desenhar os projetos de verticalização”, conta.

Serquiz também falou sobre o projeto de Meritocracia Sindical, que incentiva a agregação de valor e a busca por novos associados pelos sindicatos filiados à Federação. “Isso é para dar um dinamismo maior à atividade sindical. Os setores precisam de um apoio maior. Então, criamos um portfólio de serviços nada engessado, pois os presidentes também podem trazer seus projetos e necessidades, por outro lado criamos um fundo que vai dar sustentação para a execução desses projetos e um ranking de performance. A partir do momento em que o setor for apresentando resultados, vai recebendo mais recursos para custear os projetos”, detalha.

Ainda na entrevista, o presidente da FIERN fala sobre as mudanças físicas na Casa da Indústria para comportar novos projetos para a gestão, como a FIERN Jovem, e um espaço de co-working, sobre a missão que irá assumir à frente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (Compem/CNI) e sobre a união da nova diretoria para conduzir a gestão.

Roberto Serquiz é empresário dos setores de Água Mineral e Reciclagem. Já presidiu o Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN (SINCRAMIRN) e foi fundador e primeiro presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN). Compõe a diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e vai presidir a Compem da CNI.

Indústria Mais RN

Apresentado pela gerente de Comunicação da FIERN, jornalista Juliska Azevedo, o programa Indústria Mais RN é publicado quinzenalmente e traz entrevistas com convidados ligados ao setor produtivo sobre assuntos relevantes da economia e da indústria, sobre o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e também temas nacionais.

Além da entrevista com Roberto Serquiz, também estão disponíveis, no YouTube do Sistema FIERN, outros episódios com os empresários Amaro Sales, Vilmar Pereira, Heyder Dantas, Djalma Cunha Júnior, Pedro Lima, Zauleide Queiroz, Silvio Torquato, Ivanaldo Maia, Leon Aguiar, entre outros nomes que fazem parte do cenário da indústria potiguar e nacional.

O programa Indústria Mais RN com o presidente da FIERN também será exibido na Band Natal, neste sábado (25), para todo o Rio Grande do Norte e Alagoas.

Acesse e confira a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Q32vS8DlSSs

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias