Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Setembro de 2023

Rio Grande do Norte ganhou 460 novas empresas entre abril e junho de 2023, mostra publicação do Observatório MAIS RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Rio Grande do Norte ganhou 460 novas empresas entre os meses de abril e junho de 2023, é o que aponta o último Relatório Mensal de Novas Empresas, publicado pelo Observatório da Indústria MAIS RN. O documento, elaborado com base nos dados da Receita Federal, permite o acompanhamento do movimento de abertura e fechamento de estabelecimentos no estado, além de nortear ações da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), no sentido de dar apoio às novas indústrias abertas.

A publicação mostra que foram abertas 78 novas indústrias no Rio Grande do Norte durante o período. Desse número, 37 foram no setor da construção; 22 em indústria de transformação; 14 em eletricidade e gás; e 5 na indústria extrativa.

Os novos empreendimentos industriais apontados no relatório foram abertos em 28 municípios. Destacam-se Natal, que teve 29 novas indústrias; Mossoró e Parnamirim, cada um com cinco novas indústrias; e Caicó, Pedro Avelino e São Tomé, com três novas indústrias cada um.

O relatório também mostra que o setor de Serviços teve 250 novas empresas abertas no período, enquanto o setor de Comércio teve 130 novos empreendimentos.

Uma tendência percebida pelo Observatório da Indústria MAIS RN é a predominância das micro e pequenas empresas na abertura de empreendimentos no estado. “Desde o início do monitoramento dos dados, em março deste ano, é notada a predominância das microempresas e indústrias no território potiguar, que representam 93% dos novos cadastros de pessoas jurídicas”, destaca Suellen Torres, gestora de políticas públicas e analista do Observatório MAIS RN.

“Quanto às pequenas e médias ou grandes, o crescimento é estável e ambas possuem a mesma taxa de abertura, com cerca de 3% cada. A indústria representa 14% dos estabelecimentos abertos no período, com grande ênfase nos setores de construção civil e geração de energia elétrica”, acrescenta.

Os números do Relatório Mensal de Novas Empresas do Observatório da Indústria MAIS RN estão disponíveis em uma plataforma de Business Intelligence (BI): https://tinyurl.com/2ku2arbd

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias