A plataforma de Mark Zuckerberg se junta a mais uma agência para adicionar uma camada extra na verificação dos fatos: a conhecida Reuters. A editora lançou, nesta quarta-feira (12), a implementação da unidade Reuters Fact Check, anunciando que se tornará um dos parceiros para desmascarar informações e conteúdos falsos no Facebook. Inicialmente, a equipe do Reuters Fact Check será composta por quatro pessoas, duas localizadas na cidade de Washington DC (EUA) e as outras duas na Cidade do México (MEX).

Eles ficarão responsáveis por analisar vídeos e fotos dos usuários, bem como manchetes de notícias e outros conteúdos em inglês e espanhol, enviados pelo Facebook ou sinalizados pela editoria da Reuters em geral. Após a análise, eles publicarão suas descobertas no blog na unidade, listando a alegação principal e explicando por que ela é falsa, parcialmente falsa ou verdadeira. A partir das conclusões, o Facebook atuará dentro da rede social para determinar tais postagens como falsas e, assim, limitar sua propagação no feed de notícias.

Hazel Baker, chefe global da Reuters UGC Newsgathering, disse que a equipe de verificação de fatos atuará separadamente da equipe de verificação de mídia, composta por 12 pessoas, embora os dois times tendem a compartilhar dos aprendizados obtidos. Segundo ela, a Reuters Fact Check analisará em todo espectro de formatos de desinformação.

“De um lado, há o conteúdo que não é manipulado, mas perdeu o contexto, como vídeos antigos e reciclados. Em seguida, há fotos e vídeos editados de maneira simplista, que podem ser mais lentos, acelerados, emendados ou filtrados. Depois, há mídia encenada (fake) ou forjada, como um vídeo ou áudio gravado e atribuído maliciosamente a um político. Por fim, as imagens geradas por computador que podem inventar conteúdo ou adulterar itens falsos em um vídeo real, os chamados deepfakes”, disse, afirmando que este último leva mais tempo para checar.

Segundo o Facebook, quando os algoritmos identificam um conteúdo considerado falso, a rede social pode reduzir em 80% a propagação desse material no feed de notícias. Entretanto, isso não responde por todas as visualizações recebidas antes da checagem, bem como a verificação em um longa fila de conteúdos suspeitos para moderar. É nesse ponto que a Reuters Fact Check entra. Para verificar o blog da Reuters Fact Check na íntegra, acesse a página oficial da unidade.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/reuters-se-junta-ao-facebook-no-combate-a-desinformacao-na-rede-social-160340/