Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Novembro de 2019

“Retro-Visões” é a nova exposição da Galeria Sesc

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Que tal fazer um passeio por prédios históricos do Rio Grande do Norte e da Paraíba? Esse é o convite que o Serviço Social do Comércio, instituição do Sistema Fecomércio RN, faz ao público que visitar a Galeria Sesc Cidade Alta até o dia 20 de dezembro.

A vernissage da última exposição do ano, Retro-Visões, aconteceu nesta quarta-feira (13), em evento aberto ao público e contou com a presença do Diretor Regional do Sesc RN, Fernando Virgilio.

“O Sesc atua em cinco programas, sendo cultura um deles, e é muito bom estarmos aqui nesta quinta exposição do ano prestigiando o talento dessa artista. Muito obrigada pela presença de todos e convidem os familiares para visitarem nossa galeria, que inclusive recentemente passou por melhorias em sua estrutura”, agradeceu Virgilio.

Na oportunidade, a artista Evana Macedo falou sobre sua relação com o Sesc e a importância da galeria para os artistas, que inclusive tem como diferencial a presença constante de um mediador em artes visuais.

“A minha relação com o Sesc vem desde 2016, quando fui mediadora, e agora volto como artista na mesma galeria que trabalhei. Para mim, a importância desse espaço é gigante, por termos nosso trabalho divulgado e com a mediação é muito bom”, destacou a artista Evana Macedo.

Retro-Visões é uma série de 500 impressões fotográficas, com superposição em xilogravura, sobre prédios históricos nas cidades potiguares de Acari, Currais Novos, Florânia, Natal e Picuí (PB). A mostra é resultado do trabalho de pesquisa da artista Evana Macedo, que articula a experiência de caminhar e viver em cidades, sua arquitetura, memória, patrimônio material, a fotografia e a xilogravura.

Para a estudante Maria Clara (15), foi um privilégio sair de Macaíba para conhecer a Galeria Sesc. “No começo não entendi muito bem, mas depois da artista ter explicado tudo fez sentido. Eu adorei, pois isso é história, importante saber de onde veio para seguir adiante e sermos pessoas melhores”.

Fique atento para conferir a última exposição do ano. O funcionamento da Galeria Sesc é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 19h, e o acesso é gratuito.

Galeria Sesc

Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua 5ª edição, o projeto selecionou quatro trabalhos para compor o calendário de exposições 2019.

Só este ano, 3.371 pessoas estiverem na Galeria Sesc, um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.

Cultura no Sesc

No Sesc, a cultura não é só entretenimento, mas também mecanismo fundamental para o resgate da cidadania. O Sesc RN valoriza e estimula a produção cultural potiguar por meio de programações nas áreas de artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual, biblioteca e multilinguagens.

Os investimentos na área são sistemáticos. De 2014 a 2018, o Sesc RN investiu R$ 9 milhões em projetos na área de cultura. A estimativa para 2019 é investir em torno de R$ 3 milhões de reais para atender a um público de 165 mil pessoas.

Campanha “Eu valorizo”

O Sistema Comércio lançou, em todo o país a campanha #euValorizo, com o intuito de mostrar o trabalho socioeconômico desenvolvido pela Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federações do Comércio, Sesc e Senac dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, e sindicatos empresariais, há mais de sete décadas em prol dos brasileiros e do desenvolvimento social e econômico do Brasil e dos estados e municípios.

Para assinar o documento, o internauta acessa o site www.valorizaobrasil.com.br, onde tem uma série das atividades realizadas pelas entidades em todo o Brasil. No cabeçalho/menu do site, tem a aba EU APOIO, ao clicar, direciona a o site de petições públicas para assinatura online, para preencher as informações solicitadas, como nome, estado, CPF, e-mail.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias