Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Maio de 2021

Relatório de Gestão 2020 mostra aumento no Índice de Eficiência do IFRN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

No ano de 2020, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) passou por um dos períodos mais desafiadores em seus mais de 100 anos de história. Somando-se ao contexto da pandemia de Covid-19, a Instituição viveu uma série de mudanças de gestores no período de gestão pro tempore. Ainda assim, manteve seu compromisso com o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Prova disso é o Relatório de Gestão, aprovado pelo Conselho Superior (Consup) do IFRN no dia 12 de abril de 2021. O documento está disponível para leitura na íntegra e relata as ações desenvolvidas pelo Instituto, bem como a prestação de contas dos recursos orçamentários  utilizados para isso.

IFRN e os seus destaques

O Relatório de Gestão é um trabalho coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN), construído de forma colaborativa por toda a comunidade interna. O documento foi apresentado pela assessora Solange Thomaz, da Prodes/IFRN, em reunião extraordinária do Consup/IFRN. Confira os principais destaques: 

41 mil estudantes matriculados – 5% a mais do que o número apresentado no Relatório de Gestão 2019;

Índice de Permanência e Êxito escolar superior a 80%;

12 mil estudantes na modalidade Educação a Distância, com matrículas em todo o Brasil;

24 mil estudantes em situação de vulnerabilidade contemplados com programas de assistência estudantil;

509 projetos de Pesquisa e Inovação, com a participação de mais de 1.119 estudantes pesquisadores;

25 ativos de propriedade intelectual registrado, fruto de pesquisas tecnológicas e parcerias com órgãos do setor de tecnologia e inovação;

Fortalecimento dos Programas de Pós-graduação com produção de 102 dissertações e de 768 trabalhos de conclusão de especializações;

219 projetos de Extensão, sendo 76% deles caracterizados como ação social;

500 estudantes introduzidos ao mundo do trabalho através de ações diretas do IFRN;

420 eventos científicos, culturais, artísticos e tecnológico realizados de forma on-line; 

 Implantação de 41 projetos estratégicos previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026;

Investimentos de R$ 2 milhões em estrutura de Tecnologia da Informação, com renovação do parque tecnológico e segurança contra ataques virtuais;

Investimento  superior a R$ 11 milhões em melhorias de infraestrutura física;

Geração própria de energia solar, atendendo 57% da energia elétrica total consumida

Estratégia de gestão 2020

O planejamento estratégico do IFRN foi elaborado através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), previsto no Art. 20 do Decreto nº 9.235/2017 e aprovado em 2019 para um período de cinco anos. O PDI visa a “indicar o caminho pelo qual a Instituição deve seguir no intuito de cumprir a sua missão e alcançar seus objetivos para o período mínimo de cinco anos”.

O Relatório de Gestão 2020 apresenta o Mapa Estratégico, no qual estão descritos os objetivos estratégicos a serem alcançados no período de 2019-2026. Entre eles, o IFRN já alcançou:

Aumento do Índice de Eficiência da Instituição, passando a ser de 88.1%, e da Taxa de Matrícula Ativa Regular, que chegou a 78%;

A diminuição da Taxa de Evasão, indo de 11.5% para 6.6%, do Índice de Retenção do Fluxo Escolar, que caiu 5.8%, e da Taxa de Matrícula Ativa Retida que chegou a 10.5%;

O fortalecimento da sustentabilidade, através da implantação dos Planos de economia, uso eficiente e reuso da água e da energia elétrica em todos os campi do IFRN; e

O fortalecimento da Pesquisa e Inovação voltada à transferência de tecnologia social, que obteve sucesso no aumento da quantidade de ativos de propriedade intelectual como resultado de inovação tecnológica e da quantidade de parcerias com entidades externas. 

Desafios futuros

O Relatório de Gestão 2020 também apresenta alguns dos desafios que o Instituto enfrentará no decorrer dos próximos meses e anos. Um deles é o retorno do ensino presencial, suspenso desde o dia 17 de março de 2020, como forma de prevenção ao vírus Sars-CoV-2, gerador da pandemia de Covid-19. 

Outro desafio, previsto nos objetivos estratégicos, é o desenvolvimento da internacionalização dentro do IFRN. "Embora a Instituição já tenha estabelecido parcerias com universidades estrangeiras, há, ainda, metas a serem alcançadas quanto à ampliação de oportunidades para cooperações internacionais e intercâmbios, ao fomento da cultura de internacionalização e à ampliação do orçamento próprio para a área", lembrou a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, destaca que todas as ações estratégicas têm o objetivo de cumprir a missão institucional estabelecida no PDI, que é a de “prover formação humana, científica e profissional aos discentes visando ao desenvolvimento socioeconômico e cultural do Rio Grande do Norte”.

Acesse: Relatório de Gestão 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias