Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Outubro de 2019

Redes sociais são os canais mais usados para acompanhar notícias, revela pesquisa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deu no Portal Meio e Mensagem:

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e já se tornaram o canal que 80% das pessoas utilizam para acompanhar as notícias do País e do mundo, de acordo com estudo realizado pela MindMiners, empresa especializada em pesquisa digital, em parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Apesar disso, 52% das pessoas acreditam que esse canal é pouco ou nada confiável para acompanhar ou compartilhar notícias. Já, TV fechada é considerada confiável ou muito confiável para se atualizar sobre notícias por 68% da população brasileira, e TV aberta por 64%.

“A facilidade de agregar informações de maneira ágil é uma das características que ocasionaram o sucesso das redes sociais, mas diante desse contexto da organização social em que todos podem produzir e consumir conteúdo, perdemos referências importantes de checagem de fatos e credibilidade, que antes eram exercidas pelo estado e pela mídia”, Beatriz Menezes, analista de marketing da MeSeems, responsável pela pesquisa realizada de 22 à 27 de agosto, que contou com 1000 entrevistados de todas as classes e regiões do Brasil, da base de respondentes proprietária da MindMiners, o MeSeems.

De forma geral, o estudo mostra que o WhatsApp é a plataforma social mais utilizada pelos brasileiros, seguida por Facebook, Youtube e Instagram. Entretanto, quase metade dos respondentes disseram que o aplicativo de mensagens instantâneas, é a rede social onde mais notícias falsas são compartilhadas. O levantamento ainda revela que 48% dos brasileiros concordam parcialmente ou totalmente com a afirmação de se sentir próximo das pessoas que seguem nas redes, mesmo que não as conheçam pessoalmente. Em contrapartida, apenas 17% dos entrevistados confiam em notícias ou informações vindas dos produtores de conteúdo digitais (influenciadores).

A responsável pelo estudo ainda avalia que diante do amplo debate sobre a circulação de notícias falsas em canais digitais, as pessoas estão adquirindo o hábito de checar informações e notícias que recebem, mesmo quando parte vem de pessoas próximas ou que consideram confiáveis. “O processo de checagem pode revelar informações incoerentes ou completamente falsas, por isso atualmente ser próximo a alguém não pressupõe mais total confiança no que é transmitido pelo interlocutor”, completa.

Fonte disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/10/10/redes-sociais-sao-os-canais-mais-usados-para-acompanhar-noticias.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias