Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Agosto de 2021

Seminário online gratuito explica modelo de certificação profissional desenvolvido por SENAI-RN e SENAC em parceria com a Alemanha

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e o Serviço Nacional do Comércio no estado, o SENAC RN, lançam nesta quarta-feira (11) uma inédita campanha conjunta para divulgar o modelo de certificação profissional que desenvolvem - de forma exclusiva no Brasil - em parceria com a Alemanha.  

Para profissionais da indústria, a certificação é oferecida pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades do SENAI no estado, e está disponível inicialmente para instaladores de sistemas fotovoltaicos, ou seja, profissionais que atuam montando sistemas de geração de energia solar em negócios e residências, um campo de atuação em franca expansão no mercado.  

Seminário 

A campanha para apresentação do modelo é patrocinada pelo Europa e Innovationscentre (eic Trier), a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier) e a Câmara de Ofícios de Trier - com foco principal na difusão de informações via redes sociais e por meio do seminário on-line “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier”, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de agosto. 

O Seminário será realizado na plataforma Microsoft Teams, das 10h às 11h30 nos três dias. A participação é gratuita. Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.  

O público-alvo são profissionais que já estão no mercado, alunos em fase de conclusão em cursos como eletrotécnica e instalação de sistemas fotovoltaicos - que estão entre os mais procurados no CTGAS-ER - bem como formados e/ou trabalhando em ocupações ligadas à atuação do SENAC, como cozinheiro, garçom, recepcionista, camareira em meios de hospedagem, entre outros interessados. 

 Programação 

A expectativa, segundo os organizadores do evento, é explicar como o sistema de ensino alemão funciona e detalhar o modelo de certificação que inspira o aplicado localmente, no caso do SENAI, para a indústria. No dia 25 de agosto, o seminário terá um fórum de debate específico sobre a formação de eletrotécnicos e deve abordar questões como o foco em segurança no trabalho e a atuação no setor de energias renováveis. 

A programação do evento inclui a exibição de vídeos e rodadas de discussão para troca de experiências com profissionais em formação nessa área em Trier, assim como com profissionais em formação como cozinheiros e na área de hotelaria, representantes de empresas, de professores de uma das principais escolas profissionalizantes da cidade alemã e da Câmara de Indústria e Comércio de Trier, uma das instituições que organizam a formação profissional e processos de certificação no país. 

A Câmara desenvolve uma série de ações em parceria com o SENAI e o SENAC no Rio Grande do Norte, por meio de acordos de cooperação técnica que deram origem ao chamado “Projeto Verena”. 

Certificação no SENAI-RN 

A Certificação do SENAI - entre os frutos desse Projeto - é baseada no “sistema dual de ensino alemão”, que une teoria e prática na formação profissional e avalia os conhecimentos dos candidatos com base nessas premissas.  

A aprovação no processo de avaliação é como um “selo” que garante às empresas que o colaborador, prestador de serviço ou candidato a uma vaga está devidamente qualificado para o trabalho.  

“Nós, do SENAI, temos desenvolvido e aplicado a Certificação de forma piloto desde 2019 por meio do Projeto Verena, um acordo de cooperação do SENAI-RN e do CTGAS-ER com a EIC Trier, na Alemanha, país líder na Europa em geração de energias renováveis”, diz a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira. 

“A aplicação do modelo é algo novo e agora está saindo da fase piloto e expandindo a possibilidade de certificação para os profissionais do setor de energia, uma oportunidade para que tragam para o currículo a experiência de um modelo de avaliação aplicado na Alemanha, a confirmação de que adotam boas práticas de execução e conseguem se diferenciar profissionalmente”, acrescenta. 

O Seminário on-line “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier” é financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio da SEQUA - Parceiro da Economia Alemã. 

O modelo de certificação desenvolvido em parceria com a Alemanha se soma a um universo mais amplo de certificações disponíveis no SENAI, por meio do Sistema Senai de Certificação de Pessoas. 

Confira a programação do Seminário “Educação 4.0 na Alemanha: a profissionalização na cidade de Trier”

Dia 23/08/21 - Palestra de abertura 

- O sistema dual e seus atores  
Palestrante: Christian Reuter, do Departamento de Formação da Câmara de Comércio e Indústria de Trier (IHK) 

Dia 24/08/21 

- A formação de cozinheiros e técnicos de hotelaria 

- Fórum de debate: Bettina Barth (Diretora de formação do Nells Park Hotel, de Trier), Kelian Matheis (técnico em hotelaria em formação no Nells Park Hotel) e Henintsoa Rajaonarisaona (cozinheira em formação no Nells Park Hotel). 

 Dia 25/08/21 

- A formação de eletrotécnicos  

- Fórum de debate: Com Michael Stein (Chefe da formação industrial da Westnetz Simmern), Niclas Mayer e Benedikt Lohscheider (Técnicos em eletrotécnica para engenharia industrial em formação na Westnetz GmbH). 

*Início previsto às 10h, nos três dias. O evento terá tradução para português. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias