Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Março de 2024

Quais são os meios de pagamento preferidos dos brasileiros?

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os brasileiros têm seus hábitos de consumo muito pautados pelo uso do cartão de crédito, conforme mostra pesquisa “Hábitos do Consumidor”, da Mastercard, apresentada nessa quinta-feira, 29.

mastercard

Levantamento da Mastercard indica liderança da adoção de cartões entre os brasileiros (Crédito: georgerudy-AdobeStock)

Mais da metade da população consumidora (64%) usam o crédito, contra 38% que utilizam no débito. Ao todo, a Mastercard ouviu quase 9.500 pessoas acima dos 18 anos em 14 países na região da América Latina, entre eles o Brasil, com 800 respondentes.

O levantamento aponta que, para compras com crédito feitas em lojas físicas (33%), o critério de escolha do método de pagamento começa pela aceitação para 42% dos respondentes. Na sequência, aparecem conveniência (36%) e velocidade (35%). O uso do cartão de crédito é maior em lojas on-line, com 69% da aderência.

Durante apresentação dos resultados do levantamento, o CEO da Mastercard no Brasil, Marcelo Tangioni, afirmou que a preferência do crédito sobre o débito não só no Brasil, mas também América Latina e Caribe, se dá pelo contexto socioeconômico das regiões, bem como costumes já estabelecidos.

Ao mesmo tempo, Leonardo Linares, vice-presidente sênior de soluções para clientes, aponta que, diferentemente do Pix que é uma tecnologia nova, o débito é um método bem estabelecido entre os brasileiros há algum tempo, ainda que não tenha comunicação massiva como o crédito. “Vamos mudar isso também. Comunicaremos muito mais o débito do que fazíamos antes, muito na linha do uso prático e seguro do débito, além de benefícios”, disse.

Novos métodos de pagamento

Atento às novidades e com características de early adopters, cerca de 89% dos brasileiros disseram estar abertos a experimentar novos métodos de pagamento eletrônicos – o que, segundo Tangioni, dada a sua adoção e aceitação, representa um avanço em relação a outros países e uma oportunidade de inclusão financeira. Hoje, o País está entre os três maiores mercados para a Mastercard, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.

A adoção já existente de pagamentos eletrônicos é guiada pela conveniência para mais da metade (55%). Ademais, com a redução da necessidade do porte de dinheiro em espécie, 49% adotam tais meios, e 48% são guiados pela velocidade da transação.

Ao todo, 53% dos brasileiros sentem-se confortáveis com novas tecnologias. Já 42% estão moderadamente dispostos a experimentar tais inovações. Só 5% declararam ainda não se sentirem confortáveis. Parte disso está conectado à segurança: para 59%, confiar em medidas de segurança é o principal requisito para o uso. Conveniência (36%) e familiaridade com a prestadora de serviço (31%) também aparecem.

Algumas soluções já estão bem consolidadas e se expandindo no mercado nacional, como é o caso dos pagamentos por aproximação. Uma das prioridades da Mastercard para 2024 é expandir em pagamentos com o Tap on Phone, em que o celular dispensa o uso de uma máquina de cartão; débito online; Click to Pay, mecanismo em que o consumidor paga sem ter que consultar e digitar os dados do seu cartão; e o apoio a pequenas e médias empresas.

Do lado das varejistas, por exemplo, o CEO declarou que há um apetite considerável por novos meios de pagamento. Segundo ele, o mercado tem aceitabilidade do que possa alavancar vendas de forma a facilitar a jornada do consumidor com segurança.

Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/quais-sao-os-meios-de-pagamento-preferidos-dos-brasileiros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias