Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Junho de 2023

Quais são as empresas mais inovadoras do Brasil?

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Gestão, marketing, processos e produtos: todos esses critérios são determinantes para as empresas mais inovadoras do Brasil. É o que determina a MIT Technology Review Brasil, a partir da lista Innovative Workplaces 2023. A iniciativa, cuja segunda edição no Brasil foi divulgada na noite dessa quinta-feira, 29, reconhece as 20 companhias com mais inovação no País.

As empresas mais inovadoras do Brasil são: Algar Tech, Boston Scientific, Bradesco Seguros, Brasilprev, Braskem, Carrefour, Claro, Generali, Hilab, Hospital Albert Einstein, iFood, Lojas Renner, Mercado Bitcoin, Nestlé, Octadesk, Petrobras, Siemens, Vibra Energy, VIVO e Wemobi. É importante ressaltar que as organizações não são ranqueadas entre si.

Destaque para Braskem, Generali, Hospital Albert Einstein, Ifood, Nestlé, Siemens, Vibra Energy e Wemobi, que apareceram na lista anterior. André Miceli, CEO da MIT Technology Review e coordenador da pesquisa, chama a atenção para o fato de que houve uma diminuição do número de pequenas e médias entre os vencedores. Segundo ele, a diminuição do capital de risco pode explicar o fato.

Entre os setores que mais apareceram estão o de Finanças & Seguros e Indústria & Petróleo, além de Saúde.
Alimentação, Telecom, TI e Varejo ficaram empatadas. Ao todo, a instituição recebeu mais de mil inscrições para a participação da seleção.

Como o MIT escolhe as empresas mais inovadoras?

A MIT Technology Review Brasil baseia-se na análise de perspectivas de gestão, marketing, processos e produtos das empresas. Ademais, são feitas entrevistas com executivos. O processo de seleção ocorre com as companhias divididas em grupos de inovação. Também, elas passaram por uma apuração baseada em faixas de faturamento, definidas segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Dentro da metodologia, em uma escala de 1 a 5, as empresas se destacaram em processos, com uma nota de 3,89; e gestão e cultura ficaram com 4,41 – um aumento de 8,74% em relação ao ano anterior. Já marketing e vendas tiveram uma queda de 0,22%. Ainda assim, ficam em quarto lugar na média de 4,27%. Na sequência aparecem Produtos & Serviços (4,29); diversidade (4,23); inovação aberta (4,15) e uso de dados (4,02).

Fonte: Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/empresas-mais-inovadoras-do-brasil
 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias