A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) divulga a quarta edição do ranking de 50 maiores empresas do e-commerce brasileiro, com dados e análise realizados com apoio técnico da BTR-Educação e Consultoria, Varese Retail e Centro de Estudo e a Pesquisa de Varejo (CEPEV — USP). As varejistas listadas apresentaram um crescimento de 8,74% nas vendas, enquanto o setor online como um todo teve uma alta de 7,5% (dados Ebit).

As 50 tiveram um faturamento bruto de R$ 36,2 bilhões, o equivalente a 75,89% de todo o e-commerce brasileiro em 2017. Dessas, 36 oferecem comércio multicanal e 14 são do setor de operações. As 10 maiores somam R$ 29,91 bilhões em vendas, o que representa 62,7% do comércio eletrônico no País.

Oito das listadas tiveram, em 2017, um aumento nas vendas acima de 100%. As líderes nesse quesito foram Carrefour, Livraria Cultura e Supermercados Mambo — embora a Livraria Cultura esteja encerrando unidades e realizando recuperação judicial. Confira abaixo as 10 maiores varejistas brasileiras:

1 B2W Digital (R$ 8.763.600.00,00)
2 Via Varejo (R$ 8.849.000.000,00)
3  Magazine Luiza (R$ 4.353.615.616,00)
4  Walmart Brasil (R$ 3.000.000.000,00)
5  Grupo NetShoes (R$ 2.600.000.000,00)
6  Máquina de Vendas (R$ 2.280.000.00,00)
7  Carrefour (R$ 1.752.750.900,00)
8  GFG LatAm  (R$ 1.100.000.000,00)
9 Saraiva (R$ 708.153.000,00)
10 Privalia (R$ 500.000.000,00)

Fonte: Portal TechMundo, disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/137513-10-maiores-empresas-ecommerce-brasileiro-confira-ranking.htm