Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Outubro de 2018

“Publicidade e Desigualdade” apresenta novo olhar sobre a relação entre a propaganda e mulheres de diversos grupos sociais

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Como mulheres da classe popular observam as representações femininas na publicidade? De que modo lidam com a dupla jornada aliada às exigências dos papéis de mãe e dona de casa, e, como negociam os ideais de consumo diante da escassez orçamentária?

Questões como estas são abordadas no livro “Publicidade e Desigualdade”, que será lançado no próximo dia 23 de outubro, em Natal, no Douce France (Petrópolis), a partir das 18h30. A obra, de autoria de Milena Freire de Oliveira-Cruz, é fruto da pesquisa que realizou em seu doutorado em comunicação na Universidade Federal de Santa Maria. As inquietações que levaram à pesquisa vêm dos debates crescentes sobre o papel que a publicidade assume ao circular e produzir representações de gênero e classe nos dias atuais.

Mulheres dos mais diversos grupos da sociedade convivem com representações nos anúncios que sugerem modelos femininos ideais, o que inclui desde seus papéis na família, no trabalho, entre amigos, até as questões relacionadas aos padrões de beleza e comportamento. Em contrapartida, o público tem sido cada vez mais crítico a medida em que não se reconhece nesses estereótipos e se manifesta de forma ativa nas redes sociais e nas relações de consumo com as marcas.

A pesquisa que baseia o livro foi realizada através de entrevistas em profundidade ao longo de um ano com mulheres da classe trabalhadora das mais diferentes profissões: empregada doméstica, babá, manicure, agente penitenciária, comerciante, sacoleira e professora. Além de revelar reflexões do grupo sobre a sua condição de ser mulher, aborda aspectos sobre maternidade, relações de família, de trabalho, os desejos e dilemas que fazem parte da vida dessas mulheres e como essas questões se relacionam com o modo como elas veem a publicidade.

“É uma leitura atual, dirigida tanto a estudiosos quanto a profissionais da área que se interessem em compreender as questões sociais que fazem parte da prática publicitária e entendem a importância do papel de uma publicidade mais plural e representativa para dialogar com seus públicos”, afirma Milena.

Sobre a autora

Milena Freire é natalense, formou-se em publicidade na UnP e jornalismo na UFRN, onde também estudou o mestrado em Ciências Sociais. Fora de Natal desde 2005, mantém contato direto com a cidade pelos inúmeros laços afetivos com amigos e familiares. Doutora em Comunicação pela UFSM com estágio-sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Hoje é professora dos cursos de comunicação na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e se dedica a estudar as relações de gênero e desigualdades sociais que estão relacionadas entre as mensagens midiáticas e seus públicos.

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias