Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Março de 2023

Psicóloga de 90 anos exerce atividade atendendo mulheres com terapia no mar do RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Você já se imaginou fazendo terapia dentro do mar com uma mulher de 90  anos de idade? Pois o consultório da psicóloga Raissa Ebert é na praia de  Tabatinga, no Rio Grande do Norte. Ela é filósofa, escritora e criadora da técnica: Marterapia- Cuidados Terapêuticos dentro do mar. Inquieta, sem nunca abrir mão de realizar seus sonhos, quando estava próxima de completar suas 9 décadas de vida, resolveu recorrer à justiça para trocar o nome de batismo que era Therezinha, por Raissa, como ela sempre gostou de ser chamada.  

“Um dos significados do nome Raissa, é líder. Nós, mulheres, precisamos ser líderes de nós mesmas. Em vez de descendo a ladeira me sinto, mais do que nunca, subindo a ladeira da minha vida. Leio bastante, como alimentos saudáveis, faço exercícios, tenho muitos amigos, a tendo meus pacientes no mar e estou com três cursos de Formação de Marterapeutas  e Aquaterapeutas agendados para este ano. Espero ainda contribuir muito com a elevação de consciência deste planeta,” assegurou Raissa quem mantém atualizados seu site e redes sociais. 

Raissa Ebert nasceu no ano de 1932 em Urupês - São Paulo. Segunda filha de uma família de 7 irmãos aprendeu a ler muito rápido, alfabetizou os irmãos e iniciou a vida profissional sendo professora do ensino médio. Como uma das primeiras brasileiras a concluir o curso de Teologia e Filosofia, trabalhou como orientadora vocacional com adolescentes. Após se casar com o Professor Cacio Gomes com quem manteve um matrimonio de 30 anos e educou 3 filhos, tornou-se ativista das causas feministas. Ao formar-se psicóloga optou pela linha Junguiana e fez especializações em Psicodrama e Psicologia corporal, frequentando escolas da Europa e de países como India, Egito e Nepal, onde aprendeu diferentes técnicas que vão da Eutonia e Metamófica à Jardinagem Terapia.


Depois de trabalhar muito no Brasil, Raissa resolveu mudar-se para Portugal. Antes da pandemia   fechar as porteiras, resolveu que queria morar perto das aguas quentinhas do mar do Rio Grande do Norte. “A água do mar é a que mais se assemelha ao líquido amniótico. Quando se entregam à terapia, as pessoas conseguem um resultado tão rápido e eficaz que isso, por si só, já vale toda a experiência que acumulei em quase um século  de vida. Já fiz várias sessões com grávidas e vejo nelas, um transbordar da vida. Amo trabalhar com mulheres” Concluiu a psicóloga.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias