Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Novembro de 2019

Prótese mamária acessível é criada por universitários de Mossoró

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Motivados pela campanha Outubro Rosa, estudantes de Enfermagem de Mossoró desenvolveram uma prótese mamária externa mais viável e de baixo custo, voltada para mulheres que precisam passar pela mastectomia após o tratamento do câncer de mama.

O projeto é liderado por Pablo Carvalho e Andrezza Hallax, que cursam a 10ª série de Enfermagem na UnP, integrante da rede Laureate. E a prótese mamária externa tem como materiais principais, o poliéster e a resina de caju.



“O poliéster é um material amplamente acessível. Ele é impermeável, tem durabilidade, e passou por vários testes nos laboratórios da UnP. Um outro benefício dele é a possibilidade de ser reutilizado e reciclado, tendo ainda uma preocupação com o meio ambiente. E a resina de caju, fruto facilmente encontrado na nossa região, auxilia na moldagem da prótese”, explica Pablo.

Segundo o Coordenador do Curso, Prof. Wanderley Fernandes, o projeto foi criado ainda em 2017, dentro do Prointer Inovação, evento realizado entre os alunos da 3ª a 8ª série de Enfermagem. “Foi então, que um grupo de alunos apresentou essa proposta da prótese mamária externa, feita com um material acessível e de baixo custo. Desde então, o trabalho vem sendo aperfeiçoado”, afirma.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias