Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Maio de 2022

Projetos de empreendedorismo para jovens são retomados no RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, retoma suas atividades de forma totalmente presencial no Rio Grande do Norte, depois de passar dois anos com alguns programas em formato híbrido por conta da pandemia. Entre eles, grandes expectativas para o programa Miniempresa, o Jovem Empreendedor e o Novo Ensino Médio. A expectativa é alcançar 10 mil jovens este ano.

O Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permite ao aluno optar por uma formação técnica e profissionalizante. Desta forma a JARN desenvolveu uma trilha do conhecimento em parceria com alguns Centros Estaduais de Educação Profissionalizante. A Junior Achievement RN (JARN) fornece conteúdos e materiais didáticos sobre empreendedorismo, educação financeira, sustentabilidade e ética e cidadania, para a disciplina de empreendedorismo, ofertada aos alunos do segundo ano do Ensino Médio.

O outro projeto, o Jovem Empreendedor, conta com a parceria do Instituto Riachuelo e tem previsão de atendimento a 18.400 estudantes do Ensino Fundamental I ao Médio. É ofertado para 25 cidades no interior do Rio Grande do Norte que contam com oficinas de costuras e bordados que atendem à Riachuelo.

Este ano as atividades desta ação estão sendo retomadas, iniciando pela cidade de São Francisco do Oeste, seguido por Cruzeta, Bodó e Parelhas. A previsão de atendimento nestas cidades é de aproximadamente 4.500 estudante

Projeto Miniempresa

Outa iniciativa que retoma as atividades é o programa Miniempresa, onde os estudantes são estimulados a criar uma empresa do zero. As instituições participantes no momento são a UFRN, com os cursos de Química, Administração, Tecnologias, e alunos dos cursos Técnicos do IMD, IFRN -  Campus Central e o de Caicó; as Escolas Estaduais Mascarenhas Homem e Santos Dumont e o Complexo Educacional Noilde Ramalho.

Ao todo estão envolvidos aproximadamente 350 jovens e 70 executivos, que fazem a orientação nas quatro áreas bases da gestão de uma empresa. São apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas.

A equipe de alunos que forma a “Miniempresa” coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.

Estão sendo montadas 12 miniempresas neste momento, que passarão a comercializar seus produtos semanalmente e, depois, viverão a experiência de vendê-los em uma feira no Natal Shopping.

Além disto, algumas escolas de Natal e Parnamirim já foram contempladas com os programas da JARN, chegando a quase 5 mil alunos. Tudo isso contando com a parceria de voluntários independentes e de instituições, que proporcionam levar a metodologia aos jovens potiguares. Para conseguir impactar mais adolescentes, no entanto, a presidente da JARN, Malu Fontes, reforça, a instituição depende do suporte voluntário.

“Uma entidade como a nossa, composta genuinamente de voluntários investidos no propósito de transformar por meio da educação empreendedora, encontra portas abertas onde chegamos, contudo para conseguirmos atingir nosso sonho grande de 10.000 jovens impactados em 2022, precisamos de mais braços. O voluntariado é nosso combustível, e sem ele a chama fica fraca”, reforça Malu Fontes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias