Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Junho de 2024

Projeto Trapiá Semente realiza aulão teatral e apresentações em Caicó

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Nesta terça-feira (18), o Trapiá Semente realiza a ação Cultivar de seu projeto, que visa promover a formação de grupos de teatro com adolescentes da região do Seridó. Para marcar o momento, será realizado, em Caicó, um Aulão de Atuação para mais de 130 jovens, além da apresentação da esquete de abertura “Como Manter um Grupo de Teatro” e do espetáculo "Condenadxs". A programação acontecerá no Centro Cultural Adjuto Dias, das 14h às 17h. 

“Essa atividade tem uma beleza especial, porque reúne os 16 grupos participantes desde 2022. A ideia é que todos os jovens tenham a oportunidade de assistir a uma peça dentro de um teatro. Essa experiência amplia a percepção da linguagem teatral e para muitos será a primeira vez”, ressalta Tatiane Fernandes, diretora da Mapa Realizações Culturais, produtora cultural da iniciativa.

Ao longo de 2022, 2023 e 2024, o Projeto Trapiá Semente desenvolveu cursos livres de teatro em 16 cidades do Seridó, sendo estruturado em quatro fases: Semear, Regar, Florescer e Cultivar.

Na primeira etapa, os municípios recebem o espetáculo “Menino Pássaro” da Trapiá Cia Teatral para a comunidade escolar. No decorrer do ano, é desenvolvida a fase Regar, com oficinas dedicadas ao processo de criação e montagem do espetáculo e ensaios que culminam na fase Florescer, com a estreia da peça teatral encenada pelos jovens que contam sua história e exibem os símbolos da cultura de cada município.

No ano seguinte, cada município que acolheu as três primeiras ações recebe a fase Cultivar, que fortalece a manutenção dos grupos e apresenta o espetáculo “As Pelejas de Baltazar”, da Trapiá Cia Teatral. 

O Trapiá Semente é produzido pela Mapa Realizações Culturais e foi contemplado no Edital Transformando Energia em Cultura, com patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, da Fundação José Augusto, da Secretaria Extraordinária de Cultura e do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias