Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Dezembro de 2021

Projeto Quintais Produtivos em Serra do Mel é documentado em livro

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Materializados nas mesas de moradores do município de Serra do Mel, os resultados do projeto Quintais Produtivos estão presentes também no livro Quintais Produtivos – Ventos da Esperança. A publicação é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte e foi lançada quinta-feira (9), na Vila Amazonas, em Serra do Mel. Através de textos e fotos, o livro documenta como a parceria entre o Sebrae e a Voltalia Brasil provém alimento para nove famílias, através do reaproveitamento de água em seus quintais.

O título da publicação faz referência ao sentimento de esperança das famílias impactadas pelo projeto, que faz parte das ações sociais e ambientais da Voltalia Brasil. A multinacional é responsável por um dos maiores parques eólicos do mundo, instalado em Serra do Mel – localizado em uma das regiões mais áridas do Estado e que, historicamente, se ressente da escassez de água.

As histórias retratadas no livro mostram as transformações no dia a dia das nove famílias beneficiadas pelo projeto piloto. Com foco na produção familiar, a iniciativa mostra que, a partir do reuso da água utilizada no banho, na lavagem de roupa e de louça, é possível promover segurança alimentar e até gerar renda extra. Entre os principais cultivos produzidos nos quintais produtivos, estão hortaliças, frutíferas e plantas para a alimentação animal.

A transformação surpreendeu moradores de Serra do Mel. “Eu não imaginava que isso era possível, e estou muito feliz com os resultados no meu quintal. Eu cultivo banana, pimenta, cebolinha, tomate-cereja, coco e várias hortaliças. Uso para me alimentar e ainda vendo algumas coisas. Além disso, o quintal produtivo trouxe uma coisa muito melhor: melhorou a saúde da minha mulher, que tinha depressão. Isso é o melhor”, comemora o agricultor Carlos Antônio Justino.

Para o morador José Hélio Morais, mais conhecido na região como Cabo Hélio, o projeto Quintais Produtivos é transformador. Não só pelo aspecto social, mas também pela questão ambiental. “A gente não tinha perspectiva de que coisa boa assim pudesse acontecer. E aí vemos agora as plantas frutificando, a gente colhendo ervas medicinais, hortaliças e isso tudo sendo feito com aquela água que ia ficar empossada no quintal, juntando mosquito e deixando tudo com cheiro ruim. O projeto veio mesmo para transformar nossas vidas”, avalia. Ambos são beneficiados pela iniciativa.

Parceria transformadora

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, lembra o poder determinante entre a instituição e a Voltalia, de promover melhorias na vida dos moradores beneficiados. Para Melo, “a parceria com a Voltalia e outros atores, que resultou na melhoria da qualidade de vida, geração de trabalho e renda e o respeito ao meio ambiente, tem feito a diferença na vida das famílias beneficiadas”, enfatiza.

De acordo com o gestor do Programa Agronordeste/RN, Elton Alves, a parceria entre Sebrae-RN e Voltalia se configura como instrumento de transformação. “Como o livro mesmo descreve, na esperança de melhoria de vida, essa parceria é transformadora da realidade dessas famílias, que têm contextos tão limitados e restritivos. A partir do momento que o Sebrae entra com a capacitação técnica e a Voltalia com investimentos, representa muito em relação a esse impacto na vida dos moradores. O que antes era apenas um quintal de casa, passa a ser um negócio, fonte de alimento saudável. E isso é muito impactante e transformador”, avalia.

CEO da Voltalia Brasil, Robert Klein, destaca a importância do projeto. “Quintais Produtivos é um projeto especial para a Voltalia, pois une os aspectos sociais e de sustentabilidade. Ele é só um, entre outros projetos que desenvolvemos e pretendemos realizar na região de Serra do Mel e Areia Branca”, avisa.

O livro também homenageia o então gestor do Projeto Agronordeste/RN e idealizador da publicação, Daniel Dias Fonseca, que faleceu vítima da Covid-19 neste ano de 2021, antes da conclusão da publicação. No texto em homenagem ao analista técnico da instituição, a equipe do Sebrae-RN ressalta o papel decisivo de Daniel Dias na concepção da parceria e resultados do projeto.

“O Projeto Quintais Produtivos, concebido e executado pelo Sebrae e a Voltalia, em parceria com outros atores, tem potencial para impactar positivamente grande parcela da população de Serra do Mel. Na verdade, já existem transformações reais acontecendo agora, como aquelas apresentadas nessa publicação. Para que isso fosse possível, é imprescindível que seja destacado o trabalho de um homem, a quem dedicamos amizade incondicional, respeito profundo e sincera gratidão”, destaca o texto.

Os sistemas construídos nas residências, a partir das consultorias do Sebrae-RN por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural e do Programa Agronordeste/RN, funcionam com uso de baixa tecnologia, que tornam a execução do projeto ainda mais acessível. As chamadas “águas cinzas” são canalizadas até o tanque de reuso, onde a água é filtrada. De lá, é bombeada até a caixa elevada, que abastece o sistema e irriga os cultivos por meio de técnicas como o gotejamento. A expectativa é de que o projeto Quintais Produtivos seja ampliado no próximo ano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias