18 de Novembro de 2021
Projeto Quartzo encerra com 17 negócios acelerados no RN
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Após cinco meses em uma jornada de aceleração para transformação digital, um grupo de 17 empresas lideradas por empreendedoras apresentaram os principais benefícios de participarem do projeto Quartzo. O programa é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a BlackRocks Startups para impulsionar empreendimentos tradicionais de impacto social, tendo foco na transformação digital. O encerramento do Quartzo ocorreu nesta terça-feira (16), dentro da programação da Agência Sebrae Festa do Boi. O projeto contou com o apoio do Itaú Mulher Empreendedora, da International Finance Corporation (IFC), instituição global do Banco Mundial.
O encerramento contou com a presença dos diretores do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, e Marcelo Toscano (de Operações) e da idealizadora do Quartzo e CEO da BlackRocks, Maitê Lourenço, que integrou a banca avaliadora da sessão de pitches dos empreendimentos acelerados. Maitê destaca a importância do apoio ao afroempreendedorismo e ferramentas de inclusão e desenvolvimento desses negócios. “É muito importante colocar esses negócios em evidência. Somos (os afrodescendentes) 56% da população brasileira. Não olhar para esse grupo é deixar de lado sua importância para a economia”, pondera Maitê Lourenço.
Por isso, o projeto buscou em cinco meses incentivar e contribuir para que mulheres participantes passassem a ocupar mais e mais espaços e posições de autonomia, destaque e poder. O programa serviu como um potencializador de empreendimentos tradicionais com contribuições para o aperfeiçoamento desses 17 empreendimentos por meio de técnicas e instrumentos a serem ensinados ou desenvolvidos em mentorias, workshops e palestras. Além disso, a metodologia do Quartzo também contou com a preparação de novos modelos de negócio para o mercado, a troca de conhecimentos.
“O projeto foi muito produtivo para desenvolver o que essas empreendedoras já sabiam e ampliar o potencial de cada negócio”, diz Maitê Lourenço, completando que a experiência de lidar com empresas tradicionais acrescentou mais expertise à BlackRocks, que atuava, até então, apenas com negócios de base tecnológica. A marca já impactou mais de 5 mil pessoas no país e acelerou 20 startups.
“Esse encerramento marca toda a trajetória dessas afroempreendedoras dentro do projeto até conseguirem entrar no mundo digital. Para a gente do Sebrae, foi um grande aprendizado, sobretudo para entender a realidade dessas empreendedoras, os desafios e a forma de elas fazerem negócios. É importante para sabermos como podemos ampliar esse apoio”, relata a gestora do projeto de Impacto Social do Sebrae no Rio Grande do Norte, Mona Paula Nóbrega.
Fotos: Marco Polo Veras