Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Junho de 2022

Projeto ‘O Passeio do Pequeno Príncipe’ propõe um novo roteiro turístico-cultural para Natal

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Há quase 80 anos o escritor francês lançou o livro O Pequeno Príncipe, obra que tem um dos personagens mais conhecidos do mundo, traduzida em mais de 240 idiomas. Talvez o aspecto mais apaixonante dessa história, seja o fato dela trazer mensagens profundas com a simplicidade e inocência de uma criança. 

No Rio Grande do Norte há uma antiga e permanente discussão entre intelectuais, sobre a passagem de Saint Exupéry em Natal. Dizem que algumas passagens do livro foram inspiradas em coisas que ele viu por aqui, como um baobá – e também dunas, falésias, entre outros elementos. E é com base nesse mistério, nessa lenda urbana, que um projeto propõe de criar um novo produto turístico para Natal: O Passeio do Pequeno Príncipe. 

Estudos formais encomendados pelo Governo do RN para a Elaboração do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo do Rio Grande do Norte já mostravam há alguns anos, a necessidade se criar novos produtos turísticos, até porque já está provado que depender exclusivamente do turismo de sol e praia não é um fator muito positivo. Assim, o projeto O PASSEIO DO PEQUENO PRÍNCIPE se utiliza do conceito de TURISMO CULTURAL para o desenvolvimento de um roteiro inovador. Porém, as tipologias chamas Turismo Pedagógico e Turismo Social também se aplicam aos objetivos propostos. 

A ideia é a cadeia de economia criativa de Natal e arredores possa aproveitar essa lenda urbana natalense, para associar as passagens do livro a pontos visitação – utilizando aspectos que os próprios estudiosos elencam como possíveis vestígios da passagem de Saint Exupérie em Natal, e que teriam inspirado partes do livro. Além dos locais com paisagens naturais, outros pontos relatados em reportagens e artigos, como o Grande Hotel, a Praia do Meio e a própria Base Área de Parnamirim, onde hoje há um Museu sobre a Segunda Guerra, podem ser inseridos no itinerário. 

O projeto foi aprovado no Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, por meio do qual o proponente João Paulo Lima da Rocha pretende levantar os recursos para financiar os custos de implantação do novo roteiro. A idealizadora do novo produto, jornalista e publicitária Sylvia Serejo, destaca: “temos um valioso produto adormecido, que vez ou outra alguém se lembra, mas nunca foi levado adiante. Artesãos, casas de lanches, lojas de souvenirs, empresas de passeios turísticos, todos poderão aproveitar a ideia em seus negócios, essa é a grande entrega do projeto”.

O evento de apresentação do projeto tem o apoio do Sistema Fecomercio RN – SESC – SENAC e será voltado aos integrantes do trade, representantes de instituições culturais e possíveis patrocinadores. Além da Lei Djalma Maranhão, o projeto está tramitando também na comissão da Lei Câmara Cascudo. O Passeio do Pequeno Príncipe vai unir, de forma lúdica e com apelo internacional, a fantasia e a história de Natal, sem esquecer o legado mais importante: Em cada parte da sua jornada, o Pequeno Príncipe, viaja pelo universo em busca de sabedoria. E a história contada ensina sobre verdadeiras lições de vida amizade, amor e essência humana. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias