Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Agosto de 2020

Projeto de extensão da UFRN representa o RN em prêmio nacional

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O projeto de extensão Natal Desenhada (edições Ribeira, Cidade Alta e Alecrim), coordenado pelos professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo José Clewton do Nascimento e Eunádia Silva Cavalcante, foi selecionado para representar o Rio Grande do Norte  na Categoria 1 – Patrimônio Material, Segmento III – Universidades (Públicas e Privadas) no Prêmio Nacional Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A premiação é promovida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1987, e busca reconhecer as ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que, em razão da sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

Trata-se do mais importante prêmio instituído no Brasil, no que diz respeito à temática da Educação Patrimonial. Nesta edição do prêmio foram inscritas mais de 500 propostas em todo o território nacional, para a fase estadual de seleção. Participam da fase nacional 121 propostas de 26 estados.

O Natal Desenhada é um conjunto de ações que visam articular as atividades de educação patrimonial e desenho de locação entre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN e o grupo Urban Sketchers Natal. Teve início em 2018 com o “Ribeira Desenhada”, prosseguiu em 2019 com o “Cidade Alta Desenhada” e agora em 2020 segue com “Natal Desenhada: Edição Alecrim”.

A partir do entendimento do observador/desenhista, a ação busca valorizar a apropriação da arquitetura destes bairros, de forma a contribuir para a construção de uma reflexão coletiva acerca do patrimônio cultural da cidade. Neste sentido, os  edifícios desenhados, surgem também como espaços que devem gerar registros e discussões acerca de sua própria valorização e requalificação, bem como as transformações vivenciadas pelo bairro.

A vice-chefe do Departamento de Arquitetura Bianca Carla Dantas de Araújo aproveitou a divulgação da seleção para parabenizar os participantes do projeto. “Eles levam a discussão sobre o patrimônio, de forma lúdica e acessível, para as ruas e bairros da cidade de Natal, e tão bem representam as ações de extensão do nosso departamento”, afirmou.

O resultado será divulgado no dia 30 de setembro de 2020. A premiação é de 20 mil reais para os participantes. Mais informações sobre o prêmio aqui aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias