Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Julho de 2019

Projeto Carrossel da Leitura vai girar em Ceará Mirim no dia de Proteção à Floresta

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Projeto Carrossel da Leitura voltou a girar e, desta vez, Ceará Mirim será presenteada com livros infanto-juvenis e a presença de seus respectivos autores.  O encontro ocorrerá na próxima quarta-feira (17) a partir das 9 horas na manhã, na Praça Céu das Artes no Conjunto Novos Tempos e contará com a presença de dois dos idealizadores do projeto, Junior Dalberto e Drika Duarte, além de quatro escritores potiguares: Bia Madruga, Clemilson Senna, José Acaci e Gabriella Barbalho. “ Este é literalmente um carrossel de oportunidades para as crianças entrarem, experimentarem e se divertirem, conhecendo mais de perto a literatura. O Carrossel de Leitura gira em direção ao que nossas crianças precisam. ” Enfatizou a escritora Bia Madruga.

O Projeto está acontecendo durante todo este ano em diferentes cidades. Já foi realizada a edição de Parnamirim, de São Gonçalo do Amarante e em cada uma de suas edições, que conta com apoio da Cosern através da lei Câmara Cascudo, um tema é trabalhado. Desta vez, o evento ocorrerá no Dia Nacional de Proteção à Floresta e escritores convidados vão apresentar livros que enfocam a importância de preservar a natureza. “Aprendi desde cedo que escrever é dar a mim o direito de brincar com as palavras. Nesse mundo de fábulas e sonhos, aprendi a voar com as abelhas, a cantar com os pássaros e a conversar com os animais”. Concluiu José Acaci autor do livro - O reino dos Bichos-  que fará a homenagem ao tema, junto com Gabriella Barbalho, escritora de - Duna Menina e o elo com a natureza -  “O projeto Carrossel de Leitura proporciona descobertas que podem ser definitivas na formação de crianças. A leitura nos permite saborear sentir e experiência mundos para além do qual vivemos diariamente, aprendendo sobre respeito, empatia e muito mais”. Enfatizou a autora.

O Projeto prevê encontros interativos com os autores e distribuição gratuita de livros para estudantes e para as bibliotecas de Escolas Públicas do Rio Grande do Norte. Além de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Ceará Mirim, Natal e mais três cidades que ainda estão sendo selecionadas irão receber o projeto.  O objetivo da iniciativa é contribuir para o desenvolvimento social e a formação cultural da comunidade; estimular a produção literária e cultural do Estado; participar da formação cultural de crianças ofertando ações culturais gratuitas na área da literatura. “ Este projeto é a realização de um sonho, fui uma criança apaixonada por livros e nunca tive condições financeiras de sequer comprar revista em quadrinhos. Amava minhas tardes na biblioteca Câmara Cascudo onde eu dava vazão a minha fome literária infantil. Por isso, em cada girada do projeto meu coração gira junto.” Afirmou emocionado o escritor Junior Dalberto.

O Projeto Carrossel da Leitura também contempla a participação de contadores de histórias que farão a apresentação de vários autores potiguares e de suas obras literárias previamente selecionadas que participam em sistema de rodizio do projeto durante todo o ano. Em Ceará Mirim o Carrossel conta com o apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação e atenderá uma média de 100 crianças do ensino infantil e fundamental de 4 escolas públicas. “ Eu acho fantásticos projetos como este que apoiam de forma expressiva a mobilização da leitura desde a primeira infância. ” Enfatizou satisfeita a mediadora de leitura da cidade, Francisca Lopes.   Ao todo 800 livros serão distribuídos nas 7 edições do projeto. Acompanhe as notícias pelas redes sociais do @carrosseldaleitura e ajude a literatura potiguar a girar pelos quatro cantos do Estado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias