Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

28 de Março de 2023

Projeto AgroNordeste supera metas e realiza mais de 33 mil atendimentos no RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A atuação do Sebrae no Rio Grande do Norte junto a cadeias produtivas ligadas ao agronegócio apresentou resultados positivos em relação às ações do projeto AgroNordeste. Entre 2019 e 2022, foram realizados mais de 33 mil atendimentos, sendo ao menos 6,2 mil peguemos negócios distintos abrangidos com as ações do programa. O RN superou todas as metas estabelecidas para o primeiro ciclo, desenvolvido nos últimos dois anos. Os dados foram apresentados durante encontro do projeto, que reuniu gestores e representantes de todos os estados nordestinos e do Sebrae Nacional, em Salvador (BA), na última semana.

Pelos números expostos no evento, o AgroNordeste atende a produtores de 66 municípios do RN. Ao longo dos últimos 24 meses, foram contabilizadas mais de 74,4 mil horas de consultorias prestadas via projeto no estado. No total, ocorreram 9.596 orientações junto aos empreendedores potiguares. As ações também envolveram capacitações. Foram realizados 70 cursos, 50 oficinas e 144 palestras no período, além de ações de acesso a mercados, que envolveram a realização de 87 missões técnicas e caravanas e a participação dos produtores atendidos em 21 feiras especializadas.

Todo esse trabalho resultou no aumento da produtividade e do faturamento dos negócios atendidos, assim como em uma maior participação desses empreendedores em compras governamentais e na ampliação de ações de inovação.


“Esses números são muito expressivos, que foram efetivamente mensurados pelas nossas unidades de pesquisa, e também baseados no feedback dos atendidos em relação aos ganhos. Os produtores reconhecem que o projeto conseguiu gerar valor e transformar a vida deles”, aponta o gestor do AgroNordeste no RN, Elton Alves, que participou do evento no Bahia, acompanho do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, e da gerente da Unidade de Desenvolvimento do Agronegócio da instituição, Mona Paula Nóbrega.

O encontro serviu para avaliar a execução do projeto e traçar as estratégias para os ciclos seguintes. Em relação aos rumos, Elton Alves adianta que o programa até 2026 terá como focos a sustentabilidade, sobretudo na área energias renováveis, e as tecnologias sociais. A ideia é que os produtores atendidos passem a usar e disseminar os conhecimentos juntos aos demais empreendedores.

Devido ao bom desempenho do Rio Grande do Norte dentro do projeto, o estado foi escolhido para sediar a solenidade de entrega do I Prêmio Nacional do AgroNordeste, que vai reunir, em Natal, representantes do agronegócio da região e do restante do país para receber esse reconhecimento fornecido pelo projeto. O evento está previsto para ocorrer no dia 27 de abril e visa um destacar e valorizar as boas práticas na gestão de negócios rurais em várias áreas.

O anúncio do prêmio no RN foi feito pela coordenadora do Agronegócio do Sebrae Nacional, Newman Costa, durante o encontro na Bahia. A gestora avaliou como positivo os números do RN e os avanços dados pelo programa.

“Estivemos reunidos para fazer um balanço da execução dos projeto nos dois últimos anos, e também para planejarmos as ações futuras. Vimos que o AgroNordeste trouxe transformação, trouxe vida e revolucionou a nossa agricultura no Nordeste. O projeto proporcionou um aumento de 35% no faturamento dos produtores no Nordeste. Já o aumento da produtividade foi da ordem de 50% daquilo que produz e enriquece a mesa do brasileiro”, diz a gestora.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias