Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Janeiro de 2024

Professor do IFRN é aprovado para bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Pela primeira vez, um pesquisador do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) obteve aprovação da bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O contemplado foi o professor Avelino Aldo de Lima Neto, docente do Campus Canguaretama e atualmente pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

O projeto aprovado pelo professor se intitula "Entre homens úteis e mulheres malcomportadas: uma arqueologia da diversidade de gênero na Educação Profissional e Tecnológica (1909-1975)". Avelino explica que a proposta dá continuidade a projetos desenvolvidos com fomento de duas Chamadas Universais do CNPq: uma desenvolvida de 2019 a 2022; e outra atualmente em curso. O resultado preliminar da Chamada CNPq nº 09/2023 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior foi divulgado no dia 22 de dezembro de 2023.

Apoios do IFRN a candidatos à bolsa de produtividade

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) tem promovido ações de capacitação dos pesquisadores e pesquisadoras do IFRN na captação de recursos externos em chamadas, bem como de desenvolvimento profissional.

"Esta é uma conquista que celebramos como parte dos investimentos institucionais em pesquisa, especialmente na pós-graduação”, disse a coordenadora da Pós-Graduação do IFRN, professora Francinaide Nascimento. A professora complementa que, atualmente, com o funcionamento dos seis programas de pós-graduação, o IFRN espera que mais pesquisadores e pesquisadoras alcancem as bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Desenvolvimento Tecnológico (DT) do CNPq nos próximos anos.

Projeto aprovado trata da diversidade de gênero

Um dos principais critérios para a aprovação é o mérito acadêmico e intelectual, originalidade e relevância do projeto. Formação de recursos humanos, projetos em rede e parcerias nacionais e internacionais também são critérios levados em conta na avaliação do candidato. Sobre a aprovação, comentou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio: “Isso significa a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no IFRN, especialmente na pós-graduação".

“Queremos investigar os mecanismos sociais que permitiram, na ordem do dizível, a aparição de discursos sobre a presença de mulheres nas institucionalidades a serem analisadas”, afirmou o professor Avelino Neto. O professor acrescentou, ainda, que junto aos estudantes de Iniciação Científica, mestrado e doutorado, além de pesquisadores pós-doutorais, o interesse do projeto é também analisar discursivamente as possíveis relações entre a inserção feminina na Educação Profissional e a transição da governamentalidade liberal para a neoliberal no século XX.

Perfil do novo bolsista

O professor Avelino Aldo de Lima Neto é doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paul Valéry - Montpellier III (França) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor de Filosofia do IFRN desde 2012. A partir de 2018, tornou-se docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN e em Educação (PPGED) da UFRN. É vice-líder do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq). Foi professor visitante na Universidade Jean Monnet-Saint Étienne em 2021 e desenvolve projetos em rede com instituições latino-americanas e europeias.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias