Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

04 de Dezembro de 2018

Primeiros Passos dá início ao período de adaptação para crianças que vão começar a vida escolar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O começo da vida escolar das crianças é um momento especial para toda a família. Uma nova rotina, o desenvolvimento da independência e formas de expressão são algumas características desta fase.

Pensando em fortalecer a relação família e escola nesta fase de transição, o Espaço Infantil Primeiros Passos realiza a partir desta terça-feira, 4, até a próxima sexta-feira,7, o período de adaptação para os novos alunos da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental. As atividades ocorrerão sempre no turno da manhã, a partir das 8h, com a participação dos pais e equipe escolar.

“O ingresso da criança à escola, que, muitas vezes, é o primeiro contato com um grupo de pessoas diferentes da sua família, pode criar uma certa ansiedade. Com a oportunidade de participar de um período de adaptação, a criança começa a se sentir segura e tranquila para dar início a uma experiência necessária de socialização e aprendizagem”, explicou a orientadora pedagógica Suseli Ferreira.

A psicóloga Ana Beatriz Cortez também destaca a importância do período de adaptação para a confiança dos pais e crianças. “Esse período é essencial para a família, crianças e escola, para que possam ficar menos ansiosas com o ambiente escolar, conhecer previamente o espaço físico, funcionários, ter maior proximidade com a nova rotina que irão começar de forma tranquila e segura”, disse Ana Beatriz.

Durante esta semana serão realizadas diversas atividades lúdicas e de curta duração para as crianças com a presença dos pais e alunos. “É uma etapa nova na vida de toda a família, o primeiro contato da criança com o ambiente da escola, em que há essa transferência para uma nova rotina além do ambiente familiar, de forma tranquila, serena e segura”, explicou Suseli. No início das aulas, o processo de adaptação é retomado e as crianças são estimuladas no vínculo com o ambiente escolar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias