Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Dezembro de 2019

Podcasts: português foi idioma que mais cresceu em 2019

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Podcasts tiveram um grande crescimento no número de ouvintes e na produção de conteúdo no último ano. O Brasil entrou para o top 3 países com maior crescimento no formato, ficando atrás apenas da Argentina, com um aumento de 85% entre janeiro e novembro segundo o levantamento State of the Podcast Universe Report, da empresa de soluções de áudio Voxnest.

Alguns dos motivos apontados é a entrada de celebridades e influenciadores no formato, o investimento crescente de empresas como Apple e Spotify e o maior interesse de publishers na produção de podcasts. Nesse contexto, os programas de língua portuguesa foram os que registraram o maior crescimento percentual (91,13%) entre janeiro e novembro.

De acordo com o relatório, um entre os publishers que mais colaboraram para a popularização, a Globo pode ter sido um grande catalisador, já que lançou 13 programas em agosto deste ano. “Nos últimos anos, influenciadores digitais brasileiros começaram alguns podcasts que se tornaram muito populares como o Mamilos e o Nerdcast, o que deu autoridade e popularidade para o formato e então eles viraram um hábito diário dos brasileiros”, afirma Tonia Maffeo, head de marketing da Voxnest.

“O Spotify também ajudou ao investir dinheiro para promover o podcasting por aqui. E o fato de o Spotify ser uma marca que funciona para Android — sistema majoritário em uso no Brasil —, aumentou o alcance da população ao conteúdo.” As categorias de podcasts que obtiveram mais impressões no Brasil foram comédia (34,8%), business (31,2%), religião e espiritualidade (14,3%), música (11,7%) e saúde mental (8,2%).

O levantamento também identificou o aumento de produção de podcasts em línguas estrangeiras em relação ao país de origem do publisher, como fizeram o Wondery, o Gimlet e o The Washington Post recentemente. No País, as cidades com mais reprodução do formato são São Paulo (40,3%), Rio de Janeiro (17,6%) e Curitiba (8,9%). Segundo a pesquisa, a região norte é a com menor consumo de podcasts.

Fonte: Portal Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/12/18/podcasts-em-2019-portugues-foi-idioma-que-mais-cresceu.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias