Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Agosto de 2020

Plataforma on-line estimula aprendizado didático durante a pandemia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os efeitos da crise instalada pelo Coronavírus no sistema de educação do Rio Grande do Norte têm sido amenizados por uma parceria com a Plataforma Clickideia, pela qual estudantes e professores acessam conteúdos educacionais no formato on-line. As aulas presenciais no Estado estão suspensas oficialmente desde o dia 18 de março, em razão da pandemia, e ainda não há data definida para o retorno de atividades escolares presenciais. A forma mais viável para manter os estudos em dia foi apostar no ensino remoto.
 
Diante disso, a Clickideia, que presta serviço de ensino on-line para 24 escolas estaduais potiguares, decidiu auxiliar outros estudantes e abriu o acesso para toda a rede de ensino de forma gratuita, por meio do Projeto Clicksocial. A utilização da plataforma, que antes era restrita para algumas escolas do RN, em poucos dias subiu para mais de 500 escolas cadastradas.
 
De acordo com o professor de biologia, Alexandre Padilha, da Escola Estadual Roberto Rodrigues Krause, fica localizada no município de Parnamirim (RN) e é beneficiada pelo Projeto Clicksocial, a plataforma proporciona uma excelente oportunidade para ensino e aprendizagem remota.
 
“Os recursos oferecidos permitem ao aluno da nossa escola desenvolver atividades remotamente, mesmo nesse processo de isolamento social. Ambientes virtuais de aprendizagem como esse tem diminuído o impacto negativo no aprendizado do discente”, conta.
 
Ao saber da liberação da plataforma, pelo Projeto Clicksocial, o professor fez o cadastro da escola e dos alunos e criou grupos no WhatsApp para as turmas. “Através dos grupos, enviamos conteúdos selecionados do portal para eles responderem questionários de forma on-line. O contato dos alunos com essa ferramenta faz com que eles consigam superar dificuldades na aprendizagem e desenvolver habilidades na execução dos exercícios, contando com a flexibilidade que o meio virtual proporciona”, relata.
 
Já para Idenildo Melo, professor de Sociologia e Filosofia da Escola Estadual Professor Pedro Gurgel, em Almino Afonso (RN), também beneficiada pelo Clicksocial, neste momento delicado para a educação, a plataforma Clickideia auxilia os docentes a desenvolverem estratégias que se aproximem da realidade dos alunos. “A plataforma é mais uma aliada que veio para minimizar o distanciamento social na educação. Retiramos de lá matérias, podcasts e outras atividades que permitem a praticidade e a dinâmica de novas metodologias para o ensino remoto, de acordo com a realidade e necessidades dos alunos”, disse.
 
Visando manter o assunto sempre em discussão e estimular o acesso ao ensino remoto, a Clickideia realiza em setembro uma série de lives para debater a educação na atualidade, com a participação de diretores, coordenadores e professores das escolas do Rio Grande do Norte. No dia 03, o tema abordado será a aprendizagem remota e as estratégias e desafios de quem faz acontecer. Já no dia 04, será a vez de dar destaque ao Setembro Amarelo, abordando a prevenção da saúde mental na escola.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias