Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Setembro de 2020

Plataforma de ensino facilita aprendizado em programação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com o desafio de tornar o ensino de linguagens de programação mais dinâmico e próximo das exigências do mercado de trabalho, um grupo de pesquisadores da associados à rede de laboratórios NatalNet, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criou, no ano de 2017, o Sistema de Ensino e Avaliação de Programação conhecido como LoP.

A versão atual da plataforma foi idealizada pelos professores da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) Igor Rosberg de Medeiros Silva e Orivaldo Vieira de Santana Junior, ambos docentes de disciplinas de programação. Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui e Rummenigge Rudson Dantas, também docentes da ECT, além de Júlio César Paulino de Melo do Instituto Metrópole Digital (IMD), também deram importantes contribuições para a ferramenta. 

O sistema foi construído baseado nas tecnologias web React (para desenvolvimento do frontend, isto é, a interface do usuário) e NodeJS (para estruturar o backend, responsável pelo processamento das informações), formando dois grandes módulos. Essa divisão possibilita ainda que novas aplicações sejam desenvolvidas a partir de uma mesma base, recurso muito comum no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, por exemplo.

O sistema pode ser acessado aqui. Após um breve cadastro, qualquer aluno ou professor está apto a utilizar a LOP. Um dos objetivos dela é ser aberta a todas as instituições, acessível e sem burocracia. Mais de 3000 alunos da ECT já fizeram uso da plataforma nas disciplinas de Lógica de Programação e Linguagem de Programação. Atualmente, a ferramenta se encontra em estágio de expansão para outras instituições e universidades.

Vantagens e Funcionalidades 

A plataforma disponibiliza aos alunos exercícios nos moldes dos usados em juízes online -como o URI Online Judge– e em maratonas de programação, oferecendo um modelo de ensino moderno e quebrando o paradigma do ensino tradicional. Os professores que utilizam a LoP podem cadastrar suas próprias questões com o nível de dificuldade que preferirem. Essas questões ficam disponíveis para os outros professores, possibilitando a criação de um ambiente colaborativo.

Entre as funcionalidades da plataforma destacam-se a correção automática de códigos escritos em JavascriptPython, C ou C++; a detecção de possíveis plágios; a criação de provas e listas de exercícios online; o acompanhamento em tempo real dos códigos submetidos pelos alunos; e a exportação de resultados para EXCEL.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias