Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Junho de 2020

Plágio e autoria na produção científica será tema de debate virtual, amanhã

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Dentro da série de encontros virtuais promovidos pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), o “Plágio e Autoria na Produção Científica” é o tema desta quarta-feira (10), às 14h. Esta edição terá como convidado o professor Cezinaldo Bessa, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), doutor em Linguística e Língua Portuguesa e mestre em Estudos da Linguagem, que vai debater a temática proposta junto com os pesquisadores participantes do projeto.

O debate vai tratar o plágio e a autoria como questões que perpassam as formas de criação humana. “Penso em abordar o plágio e a autoria no contexto da ciência, tecnologia e inovação, focalizando as concepções de plágio e de autoria; os tipos (mais comuns) de plágio; as formas de combate ao plágio e, por fim, a criação autoral”, explica Bessa. O professor da UERN espera que o encontro seja um momento de interlocução com a possibilidade de construir boas reflexões sobre a temática. “Espero contribuir com um olhar mais atento e cuidadoso sobre essas questões tão fundamentais em nossas atividades de pesquisa e de comunicação científica”, revela.

Os encontros são abertos ao público em geral. Os interessados poderão acompanhar o próximo debate acessando o link http://meet.google.com/xda-vqvx-sht.

A ação é uma iniciativa da Sead em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) e tem como objetivo fomentar discussões em torno do tema central "Modernização da Gestão Administrativa e Inovação”. De acordo com a assessora técnica da EGRN e coordenadora da ação, Lúcia Pessoa a proposta dos encontros virtuais é estimular o fomento de produção científica realizada no âmbito estadual. “É também uma oportunidade de acompanhar os projetos que tem sido desenvolvidos pelos pesquisadores da Sead e da Fapern”, destaca.

Ao todo, seis reuniões virtuais semanais integram a iniciativa, que começou no dia 27 de maio e já contou com a participação do presidente da Fapern, professor Gilton Sampaio; da professora doutora Sheyla Fontenele (UERN) e da filósofa mestre Rejane Oliveira. "Projetos de Pesquisa e Projeto de Inovação na Promoção do Desenvolvimento Social e Econômico do RN" e "Ética no Âmbito da Pesquisa Científica" foram os temas dos dois primeiros encontros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias