Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Janeiro de 2021

Pix já responde por quase 80% das transferências bancárias

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Lançado em 16 de novembro do ano passado, o Pix - sistema de pagamentos e transferências instantâneas do Banco Central (BC) - já responde por 78% de todas as transferências bancárias feitas no Brasil. A informação é do site 6 Minutos, controlado pelo banco digital C6 Bank, que pesquisou os dados tanto do BC, quando da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

Segundo os dados averiguados pelo site, entre dia 1º de janeiro deste ano e o último domingo, foram efetuadas 87,1 milhões de transferências por meio do Pix no país, o que corresponde a 77,9% do total de transações dessa natureza. Os TEDs ficaram na segunda colocação, com 18 milhões de operações, seguido pelos DOCs, com 6,5 milhões. Para efeito de comparação, o uso do Pix em dezembro do ano passado representava 68,5% do total de transferências. 

Ainda de acordo com o levantamento, o valor médio das transferências via Pix é de R$ 700 nos dados parciais de janeiro, um ticket médio 1302% maior do que os TEDs (R$ 49,90). 

Maior disseminação

Ainda que o Pix venha apresentando ótimos números entre aqueles que já adotaram o sistema, falta ainda uma maior disseminação da solução entre a população. Pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado da Rede Globo em dezembro do ano passado indicou que quase 30% dos brasileiros não sabem que é possível usar a plataforma não apenas para transferir dinheiro, mas também efetuar pagamentos em estabelecimentos comerciais físicos e online (e-commerce). 

Um dos maiores motivos para esse desconhecimento seria a baixa adesão do varejo ao Pix. Em sua maioria, as empresas não dispõem de ferramentas que permitam o uso da solução para pagamentos em seus pontos de venda (PDV), bem como fornecem informações sobre as tarifas. No entanto, esse cenário deve mudar nos próximos meses, com as varejistas percebendo as vantagens da plataforma. 

Fonte: 6 Minutos, via Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/pix-ja-responde-por-quase-80-das-transferencias-bancarias-177748/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias