Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Abril de 2022

Pesquisadores lançam manual de projetos turísticos para geoparques

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Elaborado por pesquisadores da UFRN, em parceria com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), o Manual de Desenvolvimento de Projetos Turísticos de Geoparques no Brasil busca nortear o processo de estruturação e fomento do turismo em territórios voltados a geoparques, para impulsionar a atividade econômica e envolver e educar a comunidade local para a proteção e o desenvolvimento sustentável dessas regiões. O lançamento oficial do guia acontece nesta terça-feira, 26, das 14h30 às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério do Turismo no YouTube.

A equipe de especialistas da UFRN, responsável pelo material, foi formada pelos professores Marcos Antonio Leite do Nascimento, do Departamento de Geologia, e Marcelo Taveira, do curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs). A elaboração do manual foi viabilizada por meio de um acordo de cooperação técnica internacional, firmado entre o Ministério do Turismo e o escritório da Unesco no Brasil. 

Visando o desenvolvimento regional, o manual contempla metodologias, portfólio de iniciativas, projetos e exemplos de turismo sustentável desenvolvido nos diferentes geoparques mundiais. “Desenvolver o turismo sustentável é condição essencial no âmbito dos geoparques, a partir da valorização da cultural local, da inclusão social, de ações educativas, da disseminação do conhecimento geológico e da economia criativa”, afirma o professor Marcelo Taveira. 

Ele pontua ainda que, com base nessas boas práticas, os atores e interlocutores responsáveis ou beneficiados pelos projetos, podem atuar em rede, compartilhando experiências, conhecimentos técnico-científicos, promovendo eventos, criando geoprodutos e alternativas econômicas sustentáveis em cada território, de acordo com suas singularidades regionais e territoriais.

De acordo com o professor, o material é um guia prático e preciso sobre o que é necessário saber e fazer para o aperfeiçoamento em nível de excelência internacional dos projetos e aspirantes a geoparques mundiais da Unesco, bem como apresenta caminhos para a implementação de ações e iniciativas que visem a consolidação dos geoparques existentes no país. 

“O documento foi pensado e desenvolvido com uso de linguagem técnica, contendo conteúdos científicos com abordagem prática. A ideia é que o manual seja acessível aos diferentes públicos interessados na temática, especialmente gestores públicos, empreendedores, pesquisadores, professores, estudantes, investidores, lideranças comunitárias e, sobretudo, atores sociais responsáveis pela gestão e desenvolvimento dos territórios que integram os projetos aspirantes e geoparques no Brasil”, ressalta.

O professor afirma que são muitos os desafios enfrentados pelos aspirantes e geoparques do Brasil na busca por um desenvolvimento turístico sustentável, dentre os quais: frágil articulação entre os entes federativos; baixa inserção de profissionais especializados nesses territórios; falta de apoio à produção associada ao turismo e à economia criativa; pequeno aporte tecnológico e financeiro por parte do setor privado e poder público; precária infraestrutura turística existente nesses territórios. “Diante disso, espera-se que, a partir desse manual que estamos lançando e da chancela da Unesco, o setor turístico e o poder público valorizem cada vez mais o desenvolvimento de projetos turísticos nos geoparques nacionais”, comenta Marcelo Taveira.

O desenvolvimento do material contou com a participação do coordenador técnico Matheus Lisboa Nobre da Silva, da Biblioteca Central Zila Mamede; da assistente científica Janaina Luciana de Medeiros, do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó; além da colaboração de Maria Clara Tavares da Silva, Edson Vieira Filho e Kelly Yumi Inagaki.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias