Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Junho de 2020

Pesquisa: whatsApp registra aumento de 11% em golpes em maio

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, mensageiros e aplicativos de videochamadas se tornaram importantes ferramentas para diminuir o distanciamento social entre as pessoas, além de se tornarem essenciais para a comunicação corporativa. Contudo, ao passo que plataformas como o Zoom, que cresceu 2000% em menos de três meses, viram a base de usuários ativos aumentar consideravelmente, o número de ataques cibernéticos também seguiu a mesma reta.

O WhatsApp como um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo não está fora dessa lista e só aqui no Brasil, de acordo com um estudo recém divulgado pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, registrou aumento de 11% no mês de maio em golpes digitais envolvendo clonagem de contas pessoais e tentativas de pishing.

Estima-se que cerca de 407 mil usuários brasileiros do aplicativo se tornaram vítimas de cibercriminosos após serem atraídas por mensagens com links maliciosos que levavam para páginas falsas envolvendo assuntos como resgate imediato do FGTS e saque ao auxílio emergencial do governo. Tais endereços, segundo dados da pesquisa, foram acessados e compartilhados mais de 27 milhões de vezes.

Além desses temas, o estudo cita ainda que foram encontrados mais 136 mil golpes diferentes, impactando em torno de 10,6 milhões de brasileiros. São Paulo está no topo da lista entre os estados mais afetados, com 81,6 mil vítimas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 53,5 mil e Minas Gerais em terceiro lugar com 36,2 mil casos.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/whatsapp-registra-aumento-golpes-em-maio-chegada-do-payments-preocupa-166786/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias