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11 de Abril de 2020

Pesquisa sobre marcas, publicidade e consumo durante isolamento social mostra aumento da audiência da TV aberta

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O isolamento social, provocado pela pandemia do novo Coronavírus, já afetou de diversas maneiras a vida dos brasileiros. Entre as mudanças, estão a busca de novas formas de entretenimento e a frequência com que consumimos alguns produtos. Uma pesquisa online realizada pelo Kantar Ibope – a Consume Thermometer, voltada para medir o impacto da quarentena nos hábitos de consumo – mostrou o aumento na audiência da TV e nos serviços de streaming. O levantamento foi realizado com 500 brasileiros em 30 mercados com mais de 25 mil consumidores e também apontou a expectativa dos consumidores em relação ao posicionamento das marcas durante esse período.

A pesquisa mostrou que 78% dos entrevistados estão saindo de casa somente para o necessário. Isso acabou se refletindo no aumento da audiência da televisão, considerada por 79% o meio de comunicação mais confiável para obter informações sobre a Covid-19.

O levantamento comparou o período de 16 (início das medidas restritivas) a 20 de março com a média dos dias da semana entre 1º de janeiro de 2020 a 13 de março de 2020. Durante esse período, o consumo subiu de 17% para 20%. Foram 41 minutos a mais no tempo médio diário de consumo da tv. A comparação também aconteceu com relação ao fim de semana, levando em conta os dias 21 e 22 de março com a média dos fins de semana de 1º de janeiro a 13 de março. Aumento de 2,54% para 3,41%, com 1 hora e 26 minutos a mais no consumo médio diário do sábado e domingo. Entre os 10 gêneros de maior audiência, os que mais cresceram foram os filmes (36%) e o jornalismo (26%). Outro destaque foram os produtos infantis, que cresceram 17%.

Serviços de streaming também crescem

Quem também acabou apresentando crescimento nesse contexto foram os serviços de streaming. Na Noruega, por exemplo, o consumo da plataforma Netflix subiu 29% e de outros canais sob demanda, 30%. No Brasil, um dado interessante diz respeito ao crescimento na audiência de periféricos, que são aparelhos que se conectam à TV, como videogames e DVDs. O crescimento foi de 8%. Isso pode representar uma ótima oportunidade para que os anunciantes dediquem atenção para o e-sports no país. Segundo pesquisa Sponsorlink, o volume de fãs do e-sports é de 31,2 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais. Um estudo da Target Group Index mostrou que 29% da população declararam ter jogado games nos últimos 30 dias.

 

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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