Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Novembro de 2021

Pesquisa: quem inclui criatividade no perfil do LinkedIn tem salário entre 3% e 16% maior

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A demanda por novas competências no mercado de trabalho mudou radicalmente na última década. É preciso levar em conta que essa evolução continuará acelerada, conforme alertam diversos especialistas e instituições, como o Fórum Econômico Mundial. Desde o ensino médio, novos processos e ferramentas são necessários para ajudar os alunos a se prepararem para as profissões de hoje e do futuro. 

Nesse sentido, a Adobe realizou, em parceria com LinkedIn e Civitas Learning, um estudo para entender o impacto do desenvolvimento das habilidades criativas e da alfabetização digital na formação profissional dos jovens em universidades. Uma análise do levantamento destaca números que podem motivar as próprias escolas a incluírem disciplinas que desenvolvam a criatividade, a fim de melhorar os resultados e o sucesso dos alunos. 

“O objetivo era medir os efeitos da integração das aptidões criativas e da aprendizagem digital nos cursos de ensino superior e o impacto dessas competências na carreira”, explica Karollyne Souza, Channel Account Manager da Adobe. “Os alunos que utilizam soluções Adobe Creative Cloud, por exemplo, registraram aumento de 4,5% em seu desempenho”, ressalta.

A vice-reitora de Inovação Acadêmica da University of Texas San Antonio (UTSA), Melissa Vito, afirma que, ao oferecer treinamento e apoio aos professores, a instituição garantiu a integração da Adobe Creative Cloud aos requisitos do curso e acelerou o uso desses aplicativos pelos alunos, incrementando seus resultados acadêmicos. 

Mais funcionários com expertises criativas

A pesquisa da Adobe também detalha que foi feita uma análise do conceito de criatividade por meio de dados globais do LinkedIn, o que reforçou o impacto tangível da competência na carreira. O volume de funcionários com expertises criativas cresceu 78% nos últimos dois anos e novos graduados em várias funções garantiram salários iniciais de 3% a 16% mais altos quando incluíram essas aptidões em seus perfis na rede social em relação àqueles que não as tinham ou promoviam. 

“Fortalecer a capacidade de comunicação, liderança, motivação, flexibilidade, persuasão e trabalho em equipe é outro investimento que faz a diferença em uma carreira profissional”, diz Pal Petrone, porta-voz do LinkedIn. “O surgimento da inteligência artificial está tornando as aptidões sociais cada vez mais importantes porque são justamente aquilo que os robôs não podem automatizar.”

Não há dúvida de que as habilidades criativas promovem o crescimento profissional contínuo. Nos últimos três anos, os profissionais que as possuem receberam aumentos salariais de duas a três vezes maiores do que aqueles sem essas expertises em quase todos os principais setores e funções de trabalho. 

Indústrias mais beneficiadas 

Profissionais com habilidades criativas tiveram maiores aumentos salariais em uma ampla gama de setores, como aviação e aeronáutica, defesa e espaço, alimentos e bebidas, saúde, engenharia civil, construção, recursos humanos, automotivo, e-learning, desenvolvimento de dispositivos médicos e transporte. 

Quanto a empregos específicos, os perfis que mais têm se beneficiado com os melhores salários são os que prestam cuidados de saúde, serviços comunitários e sociais, consultores de vendas, perfis associados às tecnologias de informação e comunicação (TICs), além de trabalhadores de recursos humanos e consultores de seguros. 

“Em suma, as habilidades criativas são essenciais para o sucesso profissional”, conclui Karollyne Souza, da Adobe. De acordo com ela, a pesquisa valida o impacto do uso curricular da Adobe Creative Cloud na aprendizagem e na carreira bem-sucedida dos alunos. “A demanda por criatividade tem aumentado na força de trabalho nos últimos cinco anos e exibir essas qualidades em um perfil no LinkedIn pode contribuir para a melhoria da trajetória profissional.”  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias