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29 de Março de 2021

Pesquisa mostra que apenas 43% das brasileiras se sentem representadas na publicidade no Brasil

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Hoje, dois anos após o lançamento do Projeto #ShowUs, Getty Images, Dove e Girlgaze revelam o impacto de sua parceria, com a pesquisa e download de dados da Getty Images sinalizando que a indústria de publicidade está se movendo em direção a fotografias mais autênticas e inclusivas de mulheres. No entanto, os dados da plataforma de insights da Getty Images, Visual GPS, sugerem que ainda há mais trabalho a ser feito por agências e marcas para representar as mulheres através das diferentes interseções de idade, etnia, habilidade, forma e tamanho do corpo, expressão de gênero, orientação sexual e crenças religiosas em toda a sua diversidade.

No lançamento, a ambição do projeto era a união para acabar com a definição restrita de beleza consistentemente retratada em todo o mundo, estabelecendo um novo padrão para a representação autêntica, diversa e inclusiva de mulheres e indivíduos não-binários em todo o mundo. Realizada inteiramente por mulheres, fotógrafas e videógrafas de identificação feminina e não binários, cada indivíduo apresentado na coleção articulou pessoalmente suas próprias descrições de pesquisa e tags para suas imagens, permitindo-lhes definir como querem ser descritos, em sua própria língua, no seus próprios termos, garantindo que se sintam representados de forma realista.

O impacto do Projeto #ShowUs até agora:

  • As imagens da biblioteca de imagens do Projeto #ShowUs foram baixadas mais de 42.000 vezes por quase 4.900 empresas em todo o mundo.

  • Mais de 200 fotógrafos de identificação feminina e não binários em 41 países contribuíram para a coleção - incluindo 85 novos criadores de conteúdo, agora incluindo videógrafos, desde o lançamento.

  • Mais de 85.000 mulheres e indivíduos não-binários demonstraram interesse em participar do #ShowUs, com quase 4.000 se inscrevendo para levantar as mãos para a campanha e aparecer na biblioteca.

  • Após o lançamento da coleção, as pesquisas globais de clientes em gettyimages.com aumentaram para 'mulher real' (até 150%), 'beleza natural' (mais de 100%) e 'corpo positivo' (mais de 470%) enquanto novos termos de pesquisa apareceram como 'sem retoques' e 'mulher autêntica'.

Ainda é um caminho longo a percorrer para agências e marcas

E ainda há muito trabalho a ser feito. Em uma pesquisa realizada para Getty Images Visual GPS, apenas 43% das mulheres brasileiras disseram que estão bem representadas na publicidade e apenas 23% se consideram bem representadas nas comunicações das empresas que fazem negócios.

Além disso, das mulheres que relataram se sentir discriminadas, 64% delas afirmaram que é por causa do corpo, forma física ou tamanho e 37% relataram discriminação por causa de como se parecem, se vestem ou se apresentam.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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