Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Dezembro de 2020

Pesquisa: invasões com acesso remoto cresceram 242% com alta de home office no Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV2) e a necessidade urgente de permitir que os colaboradores trabalhem de casa, as empresas do mundo inteiro passaram a confiar em um protocolo antigo, mas que continua eficaz — o RDP, sigla para Remote Desktop Protocol ou Protocolo de Área de Trabalho Remota. Trata-se de um padrão proprietário da Microsoft que permite configurar um computador para que ele possa ser usado à distância.

O problema é que, de acordo com um levantamento da Kaspersky, os criminosos cibernéticos perceberam uma bela oportunidade nesse cenário e aumentaram suas investidas às máquinas RDP. Em comparação com o ano passado, o número de ataques ao protocolo cresceu em 242% globalmente, com 3,3 bilhões de incidentes sendo defendidos pela companhia em seus clientes ao redor do mundo. No Brasil, o crescimento foi de 235%.

“A transição para atividades online não foi algo fácil, especialmente considerando que já vivíamos no que pensávamos ser um mundo digitalizado. Conforme o foco mudou para o trabalho em casa, o mesmo aconteceu com os cibercriminosos. Fico feliz em dizer que o processo de adoção foi rápido e que criamos novas rotinas”, explica Dmitry Galov, pesquisador de segurança da Kaspersky.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/invasoes-com-acesso-remoto-cresceram-242-com-alta-de-home-office-no-brasil-176392/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias