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29 de Maio de 2020

Pesquisa: e-commerce dobra o número de vendas no Brasil durante a pandemia

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Embora a situação do país não seja das melhores, devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), alguns setores têm faturado bastante, como o de entregas e, especialmente, o de comércio eletrônico. De acordo com o indicador de consumo MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie, o e-commerce tupiniquim dobrou suas vendas em abril, com uma alta de 98,74% em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento registrou crescimento de 81,64%.

O desempenho também foi maior na relação mês a mês. De abril a março deste ano, a alta nas vendas foi de 37,14%. No acumulado do ano até agora, a variação é de 43,34% na comparação com 2019. "No comparativo diário das vendas dentro do período, foram registrados picos acima de 100% — um marco para história do e-commerce após mais de 20 anos no país", afirma André Dias, coordenador do camara-e.net e diretor-executivo do Compre & Confie.

A região Sudeste é a que mais se destaca, com registro de +104,97% na comparação de abril deste ano com o de 2019. Em segundo lugar vem o Nordeste (+96,36%), seguido por Centro-Oeste (+94,80%), Sul (+79,71%) e Norte (+66,68%). No acumulado do ano a composição muda. Em primeiro, ficou o Nordeste (+51,87%), depois o Centro-Oeste (+50,74%), Norte (+41,97%), Sudeste (+41,84%) e Sul (+41,04%).

A composição de compras realizadas pela web em março teve os seguintes líderes: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (40,1%); Móveis e eletrodomésticos (24,5%); Tecidos, vestuário e calçados (12,4%); Artigos de usos pessoal e doméstico (10%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,3%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,8%); Livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%).

No primeiro trimestre deste ano, 12,3% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online, com queda de 1,4% em relação aos quarto trimestre de 2019. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 2,1%.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/e-commerce/e-commerce-dobra-o-numero-de-vendas-no-brasil-durante-a-pandemia-165663/

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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