Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Outubro de 2019

Pesquisa da Faculdade de Farmácia recebe prêmio em congresso internacional

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRN foi premiada no XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, realizado em Natal. Intitulado Validation of TREML4 mRNA and polymorphisms in blood leukocytes of Type 2 Diabetes Mellitus patientes with subiclinical aterosclerosis (Validação do RNAm e dos polimorfismos do TREML4 em leucócitos sanguíneos de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 e aterosclerose subclínica, em português), o estudo recebeu uma distinção como melhor trabalho no formato pôster apresentado no evento.

Sob orientação da professora Vívian Silbiger, do Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Farmácia, o doutorando Victor Duarte, da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), é o responsável pelo estudo, que propõe um novo biomarcador para doenças cardiovasculares. A pesquisa apresenta um método menos invasivo e pode detectar a presença e a extensão da aterosclerose (formação de placas nas artérias que dificultam a circulação do sangue) ainda em fase assintomática.

Segundo Victor, a pesquisa beneficia tanto a população como o sistema de saúde de maneira geral, uma vez que aliviaria o fluxo de pacientes e evitaria custos com procedimentos muitas vezes desnecessários. Ele afirma que cerca de 30% das pessoas submetidas a procedimentos invasivos como o cateterismo não apresentam lesão nas artérias coronárias, fato que acaba por onerar a rede de saúde.

“Por meio da coleta de sangue podemos identificar tanto uma placa aterosclerótica quanto a progressão dela e a sua presença nos eventos agudos, como o infarto. Com isso, há uma aplicação clínica direta e esses 30% podem ser aplicados naqueles que realmente necessitam, caso de pacientes que infartaram ou que estão em revascularização, diminuindo os atendimentos nos setores de hemodinâmica dos hospitais”, explica o pesquisador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias