Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

11 de Abril de 2022

Pesquisa: assinantes estão sobrecarregados com opções de streaming, mas não querem parar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A conclusão é de uma pesquisa da Nielsen realizada nos Estados Unidos, que revelou que 46% dos usuários se sentem sobrecarregados com a quantidade cada vez maior de lançamentos e fornecedoras de conteúdo. A maior dificuldade é encontrar o que assistir em meio à enorme quantidade de serviços de streaming ou acompanhar as mudanças oriundas de licenciamento em novas plataformas.

Por outro lado, 93% dos participantes do estudo afirmaram que não querem alterar sua carteira atual de assinaturas, além de considerarem assinar pelo menos mais um novo serviço de streaming em 2022. Em relação a levantamentos passados, mais do que dobrou o número de pessoas que assinam quatro ou mais serviços de streaming: em 2019, eram 11%; ao final de 2021, 35%.

São dados que caminham lado a lado com o aumento no tempo gasto consumindo conteúdo via streaming. De acordo com a Nielsen, em fevereiro de 2022, os usuários passaram 169,4 bilhões de minutos diante das telas, um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2021. Hoje, 28% da utilização de TVs nos EUA é oriunda de serviços desse tipo, um total que ainda está atrás das emissoras ao vivo, mas se aproximando a cada ano.

E é claro que, para aproveitar todo esse potencial, também aumentou o investimento das empresas em conteúdo. Segundo a consultoria, hoje são 817 mil títulos disponíveis nas plataformas de streaming, entre séries, filmes, especiais, transmissões e demais materiais, um volume que aumentou 26,5% entre 2020 e 2021. Nos últimos dois anos, foram mais de 171 mil lançamentos, o que permite entender completamente a sobrecarga dos usuários.

Para Brian Fuhrer, vice-presidente sênior de estratégia de produtos da Nielsen, o mercado de streaming começa a entrar agora em uma fase de maturidade, evidenciada, por exemplo, pelos pacotes que reúnem diferentes plataformas em uma única assinatura. A multiplicação das opções fez com que os clientes se perdessem, gerando também um aumento nos preços, com a união sendo vista como um caminho para manter o crescimento e os números no longo prazo.

Prova disso é que, para 64% dos participantes da pesquisa, opções de pacotes que permitam acesso a mais de uma plataforma de streaming de uma vez são atrativas. A ideia, porém, é que a escolha de quais serviços serão usados seja possibilitada, algo que ainda não está necessariamente disponível por aí. É o caminho, aponta o levantamento, para o aumento sustentável que é a menina dos olhos, principalmente, das plataformas com mais tempo de vida.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/assinantes-estao-sobrecarregados-com-opcoes-de-streaming-mas-nao-querem-parar-213597/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias