Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Abril de 2020

Pesquisa: apps de mensagens são o principal canal usado por empresas para vender produtos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O ano de 2019 foi  promissor para as empresas que apostaram na digitalização para impulsionar suas vendas. Cerca de 57% das companhias promoveram a comercialização de produtos e serviços via internet. E boa parte delas (42%) utilizou aplicativos de mensagens como WhatsApp, Skype ou chat do Facebook para intermediar as transações.

Essas informações integram a pesquisa TIC Empresas 2019, divulgada nesta terça-feira (28) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Outros meios utilizados para transações online foram e-mail (39%), redes sociais (20%), website da empresa (16%) e plataformas específicas de venda (14%), como os marketplaces. Entre os setores que mais utilizaram esses meios, destaque para a indústria, comércio, informação e comunicação, alojamento e alimentação.

Presença online: empresas preferem as redes sociais

A pesquisa constata um cenário de estabilidade - ainda que em ligeira queda - entre as empresas brasileiras que possuem uma presença digital: em 2019, 54% das delas possuíam um website, proporção que era de 55% em 2017. Porém, a presença em redes sociais teve um crescimento de 8% em relação a 2017, atingindo 78% das empresas em 2019.

Percebeu-se, ainda, o avanço nas companhias de todos os portes: 77% das pequenas empresas possuíam conta em redes sociais, enquanto 78% das médias e 80% das grandes. O pagamento por anúncios na Internet também ganhou relevância: em 2019, 36% das empresas afirmaram que pagaram por anúncios na rede. Dentro deste universo, destaque para o setor de alojamento e alimentação, em que 50% das empresas pagaram por anúncios.

Em sua 13ª edição, a pesquisa TIC Empresas 2019 mediu o acesso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) entre as pequenas, médias e grandes empresas brasileiras. O estudo entrevistou 7 mil companhias em todo o território nacional, com a coleta de dados ocorrendo entre abril e agosto de 2019.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/apps-de-mensagens-sao-o-principal-canal-usado-por-empresas-para-vender-produtos-164035/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias