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20 de Setembro de 2022

Pesquisa aponta que a categoria "Beleza" foi uma das mais procuradas com cerca de 9,8 bi de interações nas redes sociais

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Em relatório desenvolvido pelo time de Data Analytics da Spark, grupo especialista em produtos e soluções de marketing de influência, aponta que, no período de julho de 2021 e julho de 2022, a categoria “Beleza” gerou 4,7M de conteúdos postados nas redes sociais, ficando atrás apenas para “Moda”, com 8M. Os dados foram coletados por meio da plataforma de dados e gestão de campanhas com influenciadores, Tagger, que analisou 39,5K perfis, além de pesquisas secundárias realizadas pela equipe de Data Analytics baseadas nas campanhas da Spark e marcas parceiras. 

Segundo o levantamento, foram publicados cerca de 4,7 milhões de posts sobre o tema por aproximadamente 37 mil perfis, resultando em mais de 9,8 bilhões de interações. Mesmo com a crescente do TikTok, o Instagram segue liderando como a rede social com a maior presença de conteúdos publicados sobre o tema. 

Os dados ainda revelam que 78% do público que consome esse tipo de conteúdo é feminino, com destaque para as faixas etárias dos 21 aos 24 anos e dos 25 aos 29 anos. A pesquisa mostra, também, que a maior parte do engajamento está concentrada em conteúdos com dicas, tutoriais, hacks de beleza e curiosidades; publicações com influenciadores e filhos em ocasiões especiais; mitos e verdades; rotinas de skincare; challenges; conteúdos com representatividade; lançamento de produtos; e vídeos mostrando a usabilidade de produtos. 

De acordo com Claudia Mello, Head de Mídia e Business Intelligence da Spark, o estudo possibilitou o levantamento de insights muito ricos extraídos dos relatórios das campanhas realizadas pela empresa sobre a categoria. “Sabemos a importância que um squad de influenciadores tem na construção das marcas, mas na categoria de beleza, a frequência e o contexto dos produtos na rotina destes perfis passam a ser cruciais para construção de consideração e conversão junto às suas bases de seguidores.”  

Ainda de acordo com Claudia, também fica perceptível a força que o Instagram ainda possui junto aos consumidores desse tipo de conteúdo. De acordo com a especialista, é importante que influenciadores se atentem ao fato de que a rede está seguindo uma tendência de priorizar a entrega do formato “Reels”, ao invés de vídeos publicados no feed. “Evitar o tom comercial na hora de realizar um vídeo sobre determinado produto também aumenta as chances de obter uma performance satisfatória”, explica. 

Os dados levantados pela Spark vão ao encontro da atual performance do mercado de beleza na internet. Segundo a McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, o mercado global de bem-estar deve atingir mais de US$ 1,5 trilhão, com crescimento de 5% a 10% anualmente. Neste cenário, destacam-se o engajamento do tema em redes sociais, como no Instagram, TikTok e YouTube, e, também, no âmbito dos negócios, visto que diversos influenciadores e celebridades têm investido em marcas próprias, o que por sua vez impacta diretamente uma audiência sólida já presente na internet, como é o caso das brasileiras Boca Rosa, Mari Maria e Bruna Tavares, além de grandes nomes internacionais como Rihanna, Selena Gomez, Hailey Bieber e Kylie Jenner.  

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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