Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Maio de 2021

Pesquisa: 72% dos brasileiros fazem compras ou usam créditos via conta telefônica

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma pesquisa realizada pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF) revela que a maioria dos consumidores brasileiros não usa os boletos de telefone somente para pagar pelo acesso a ligações e à internet. Segundo o levantamento, 72% dos usuários entrevistados revelaram usar o sistema direct carrier billing (DCB), no qual serviços são adquiridos via cobranças adicionais na conta telefônica ou usando créditos pré-pagos.

Realizada com 6,5 mil consumidores em 10 países, a pesquisa mostra que o Brasil fica em terceiro lugar no ranking percentual de uso desse tipo de pagamento. O país só figura atrás da China (86%) e da Índia (74%), e por aqui os acertos adicionais mais populares são os de assinaturas por serviços de streaming como Spotify e Netflix.

Enquanto em 30% dos casos os serviços já estão inclusos no pacote de assinatura contratado, 19% revelaram que já usaram a conta telefônica para pagar por algum aplicativo. Uma pesquisa publicada em dezembro de 2020 pela Mobile World Live mostra que a maioria das operadoras de serviços móveis está interessada em investir em soluções de DCB, estimuladas pela transformação digital resultante da pandemia da COVID-19.

Mais velocidade, segurança e oportunidades de crescimento

“A atração para os parceiros comerciais das operadoras é clara: maior velocidade e conveniência ao coletar os pagamentos via DCB. As operadoras procuram por novos fluxos de crescimento, com qual metade os classificando como benefício número 1”, afirma o estudo. Para os usuários brasileiros consultados pelo MEF, a rapidez (60%), seguida pela conveniência (40%), foram apontados como os principais benefícios da tecnologia — a segurança e os preços menores foram citados por somente 20% dos entrevistados.

No entanto, ao menos um obstáculo se apresenta para a aceitação do método de pagamento — 24% dos brasileiros relataram já ter lidado com cobranças indevidas em suas contas telefônicas, naquela que é a maior proporção entre os países estudados (a média mundial é de 15%). Dessa forma, operadoras que pretendem crescer usando o DBC precisam assegurar aos consumidores que vão trabalhar com transparência e segurança para conquistar novos clientes.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/72-dos-brasileiros-fazem-compras-ou-usam-creditos-via-conta-telefonica-185429/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias